Como o Bitcoin Está Transformando o Cenário de Investimentos no Brasil

Há alguns anos o Bitcoin chegou no mercado como uma promessa de dinheiro digital e revolucionário, com sistema descentralizado e promessas de um valor real, sem possibilidade de falência ou extinção. Com isso, muitos investidores, principalmente aqueles que eram próximos a sistemas cripto, passaram a se interessar em investir em bitcoin. Isso fez com que o mercado crescesse bastante e essa criptomoeda passasse a ser cada vez mais visada em investimentos diversos.

Essa é uma criptomoeda que já está se fazendo presente em muitos contextos antes de estar no meio do investimento. Ambientes como o bet 777 já estão oferecendo até mesmo a possibilidade de comprar criptomoedas para começar a investir.

Para entender o cenário de investimento em bitcoin no Brasil e as razões pelas quais ele só cresce, é preciso entender o que é essa criptomoeda, como ela se comporta no mercado e suas nuances. Além disso, entender também como investir nela e quais as vantagens de realizar esse investimento. Para isso, este artigo foi escrito. Leia ele na íntegra e entenda tudo que há para saber sobre o bitcoin.

Conhecendo o Bitcoin

O Bitcoin foi lançado em 2008. Na época os Estados Unidos passavam por uma grande crise econômica e, apesar desta não ter sido exatamente a motivação da criação da criptomoeda, ela chegou em momento oportuno. Ela mostrou como o sistema bancário tradicional e centralizado pode ser frágil e despertou interesse em investidores para algo mais concreto, descentralizado e que pudesse ser adquirido por qualquer um por meios diversos.

A moeda que iniciou valendo R$ 0 hoje chega a quase R$ 360 mil, as tendências mostram que o bitcoin pode atingir valores ainda mais significativos. Esse crescimento mostra uma adesão forte dos usuários para o bitcoin. Assim, ele cresceu como uma moeda criptografada que permite movimentações de grandes valores ao redor de todo o mundo, além de poder ser utilizada para diversos fins, como compras online, pagamentos, contratos ou investimentos, ela também se mostra transparente e segura para seus usuários.

Como Funciona o Investimento em Criptomoedas no Brasil

No Brasil as criptomoedas já estão disponíveis em diferentes canais. Você pode comprá-las em e-wallets, ou seja, carteiras digitais, em sites próprios ou até mesmo em plataformas alternativas, como em alguns casinos online. Cada um desses canais possui seus próprios prós e contras. É preciso, para decidir onde comprar sua criptomoeda, sempre colocar em uma balança todas as informações necessárias e tomar a melhor decisão. As criptomoedas também possuem valores diferentes e você pode comprar quantidades diferentes das mesmas. Um Bitcoin hoje, por exemplo, custa cerca de 360 mil reais. Enquanto isso, o Ethereum gira em torno de 19 mil reais e o USDT vale o equivalente ao dólar, cerca de 5 reais.

O investimento é o processo de compra e venda programada. Assim, você adquire aquela criptomoeda por um valor e vende ela mais caro, quando seu custo aumenta. Para isso, é preciso ter conhecimentos do mercado e saber a melhor hora para realizar cada ação. Com o bitcoin, por exemplo, você pode se especializar no seu investimento por meio de canais externos, visto que hoje há muito conteúdo sobre como investir e acompanhar as oscilações dessa criptomoeda. Assim, o prejuízo é menor e você consegue aproveitar muito mais.

No Brasil cerca de 24% da população investe em criptomoedas, segundo pesquisa. Em 2023 esse percentual era de apenas 14%, o que mostra um crescimento significativo no número de pessoas em busca de possibilidades de investimentos em criptomoedas. O cenário é promissor e responde a uma busca do povo braisleiro por estabilidade e rentabilidade financeira.

Meios para adquirir o bitcoin

Como dito anteriormente, você pode adquirir bitcoins e demais criptomoedas por meio da compra delas. Para isso, deve ter perfil criado em alguma carteira digital, site ou plataforma que realize a venda de criptomoedas. Em seguida, será necessário verificar o câmbio da moeda, se há taxas e quais as formas de pagamento aceitas. A partir daí você já poderá ter a sua criptomoeda em mãos para gastar ou vender, como preferir.

Existe, no entanto, outra forma de se adquirir criptomoedas. O Bitcoin pode ser conseguido por meio do que é chamado de mineração. Nela você, com o seu computador, irṕa alimentar uma rede blockchain. Isto significa que irá contribuir para a seleção e análise de dados para que um novo bloco de informaççẽs sobre o bitcoin possa ser construído. Conforme avançar e construir blocos completos você receberá bitcoins como recompensa. Isso funciona, em resumo, como um trabalho remunerado, onde o trabalho é deixar o computador minerar e a remuneração é a criptomoeda em questão.

Essas são as duas principais formas de se adquirir bitcoins. É preciso, no entanto, sempre compará-las para entender qual melhor se encaixa no seu perfil. A mineração não exige nenhum gasto inicial, mas pode levar muito mais tempo. Por sua vez, a compra de bitcoins exige que você gaste o seu dinheiro, o que envolve um alto investimento inicial, por outro lado, você terá aquele valor no mesmo instante disponível.

As vantagens de Investir em Bitcoin

Existem diversas vantagens de se investir em bitcoins no Brasil. Abaixo falaremos das três principais. Confira!

  • Todas transações com bitcoins podem ser feitas 24/7, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem nenhum intervalo. Isso traz muito mais conforto e controle para o usuário, que não depende de horário comercial para se preocupar com os seus investimentos.
  • Proteção. O bitcoin é uma moeda criptografada, o que significa que seu acesso não é simples e ela está isenta de fraudes e hacks. Além disso, devido ao fato de ser processada em blockchain, ela está ainda mais segura, visto que esse é um sistema que não permite adulterações nas informações.
  • A descentralização atua de forma muito forte no bitcoin. Isso significa que não há um órgão responsável por administrar as transações feitas com bitcoins. Na verdade, você possui muito mais liberdade nesse aspecto, principalmente para transações internacionais.

Tomas Green

 

 

COMPATILHAR: