Segundo levantamento feito pelo GFK, os preços dos eletrodomésticos da linha branca caíram mais7% com o corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Sendo que destes, quatro se beneficiaram pela redução: fogões, geladeiras, tanquinhos e máquinas de lavar.
Anunciada pelo governo no início de dezembro do ano passado, a redução terminaria em março, mas foi estendida até sábado (30) e indústrias pedem mas tempo. O governo inicialmente negou, entretanto ainda há chances de ser atendido.
A comparação foi feita do preço médio cobrado entre o período sem redução do IPI, de abril a dezembro de 2011 e o período já com a redução, de abril a dezembro de 2012.
A maior redução foi a dos tanquinhos com 7,37%; A segunda maior redução de preços foi nas lavadoras de roupa, diminuindo 5,09%. Os fogões caíram 3,93% e o das geladeiras com queda de 3,59%.
Com o corte do IPI, o estudo da GFK mostra que as vendas dos produtos de linha branca subiram. Tendo as vendas de máquinas de lavar roupa com a maior alta, de 27,05%. As vendas de geladeiras tiveram um aumento de 18,35%; as de fogões, 13,86% e as de tanquinhos, 10,22%.

COMPATILHAR: