A indicação de leitura para esta semana é o livro Iracema, de José de Alencar.

O projeto “No Meio do caminho tem um Livro” é desenvolvido pelas bibliotecas públicas de Formiga e traz dicas para os amantes da leitura. 

De acordo com a obra, Martim é um português que tem por responsabilidade defender o território brasileiro de invasores. Ao se embrenhar por uma mata no litoral cearense, encontra a bela índia tabajara Iracema, que assustada, dispara uma flecha contra Martim.

Ferido e não reagindo à agressão, ganha a compaixão de Iracema e é levado por esta para a tribo, onde é recebido com hospitalidade pelo pai de Iracema, o pajé Araquém. A chegada de um forasteiro desencadeia a rivalidade de Irapuã, um jovem guerreiro que é apaixonado por Iracema.

A jovem índia e o forasteiro se aproximam bastante e acabam se apaixonando. Mas essa paixão esbarra nas tradições do povo tabajara, uma vez que Iracema é consagrada a Tupã, guardadora do segredo da jurema, um licor sagrado, que levava ao êxtase os índios tabajaras e deveria se manter virgem.

Apaixonados, Martim e Iracema cedem aos sentimentos que ambos nutriam e ela acaba rompendo com seu voto. Tal ação só pode ser redimida com a morte de ambos.

Obrigados a fugir, recebem abrigo de Poti, um índio pitiguara, a quem Martim trata como um irmão. Essa relação desencadeia uma violenta guerra entre as tribos já rivais e acaba colocando antigos aliados e parentes uns contra os outros.

Após a batalha envolvendo pitiguaras e tabajaras e a derrota desta última tribo, Martim constrói uma cabana em uma praia deserta para morar com Iracema, que se sente constantemente sozinha melancólica com o fato de Martim a deixar para vistoriar a costa cearense. Este por sua vez, sente falta das terras lusitanas, o que deixa sua esposa com o sentimento de ser um fardo para vida do marido.

Poti e Martim partem para uma nova batalha, deixando Iracema grávida e sozinha. Em um trabalho de parto difícil, Iracema dá à luz a umacriança que será chamada de Moacir, cujo o significado é “o nascido de seu sofrimento”. Ferida pelo parto e pela tristeza profunda, o leite de Iracema seca; Martim chega a tempo de Iracema entregar-lhe a criança e falecer logo em seguida.

Quer saber os detalhes desse romance de José de Alencar, uma história que retrata os costumes do povo indígena?

A obra está disponível na Biblioteca Pública Municipal Osório Garcia, localizada na rua Alfa, 59, bairro Ouro Negro.

COMPATILHAR: