Um empresário italiano foi preso nesta quarta-feira (5), durante uma operação da Polícia Federal para combater a extração irregular de pedra-sabão em Piranga, na Região da Zona da Mata em Minas Gerais. De acordo com assessoria de imprensa da PF, o homem foi preso em flagrante em uma indústria que tinha em Conselheiro Lafaiete, na Região Central do Estado, após noves meses de investigação.
A Polícia Federal informou que foi instaurado um inquérito, após uma denúncia do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) de crime de usurpação de bens públicos decorrentes da exploração ilegal de pedra-sabão, sem a necessária autorização do DNPM.
A polícia informou que, durante a operação, foram apreendidos um trator de esteira, uma máquina escavadeira, três máquinas de corte de pedras diamantadas, um tanque de combustível com capacidade de 14 mil litros, um compressor, dois geradores de energia e dois caminhões. Além do estrangeiro preso, 10 pessoas foram ouvidas pela PF em Belo Horizonte.
Ainda segundo a polícia, o produto retirado em Minas tinha como destino o mercado internacional. A pedra-sabão era destinada a fabricação de lareiras nos Estados Unidos e Europa. De acordo com a PF, os funcionários afirmaram que a produção mensal do local era de 30 a 40 blocos de rocha de cerca de seis metros cúbicos cada.
Segundo o delegado, o homem está de forma legal no país. Ele está preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, e será indiciado pelo crime de usurpação de bem público da União. A pena varia de um a cinco anos de prisão.
Italiano é preso em MG suspeito de extração ilegal de pedra-sabão
Comentários