Na semana passada, o Unifor-MG foi sede da IV Oficina em Saúde. O evento reuniu coordenadores, professores e alunos dos cursos de enfermagem, fisioterapia e medicina veterinária do Unifor-MG, além de profissionais da saúde e convidados.
Durante o encontro, que teve como objetivo contribuir com a atualização e disseminação de conhecimentos técnico-científicos aos participantes, diversas atividades foram realizadas, divididas entre minicursos e palestras, que abordaram temas diversos e atuais relacionados à saúde. As ações foram promovidas no Salão Nobre do Unifor-MG ?Eunézimo Lima? e na Sala de Multimeios 2.
Os assuntos foram pautados por professores e profissionais especializados, promovendo aos participantes momentos únicos de conhecimento. Os temas tratados foram: ?Primeiros socorros de caninos e felinos?; ?Curso teórico-prático de tratamento de feridas?; ?O currículo de Fisioterapia e o perfil profissiográfico que o mercado de trabalho absorverá?; ?Pilates no solo?; ?Alimentos e alimentação de cães e gatos?; ?Atuação do fisioterapeuta no ambiente hospitalar?; ?Melhoramento genético aplicado?; ?Atualização da sistematização da assistência da Enfermagem?; e ?Variações normais e patológicas do sistema musculoesquelético em crescimento e desenvolvimento?.
Organização
A IV Oficina em Saúde foi organizada pelos coordenadores dos cursos de enfermagem (professora Maria das Graças Oliveira), fisioterapia (professora Roberta Avelar Araújo Garcia e professor André Carvalho Costa) e medicina veterinária (professor Dênio Garcia Silva de Oliveira).
Segundo os organizadores, ?a importância de eventos como esse se dá pela contribuição com a formação dos estudantes de enfermagem, fisioterapia e medicina veterinária, a partir de temas relevantes e atuais, da exposição de idéias e assuntos que fomentam a discussão e participação nas diversas áreas de atuação, além da interface entre ensino e pesquisa. O estímulo da participação dos estudantes em assuntos novos nas áreas abordadas e intercâmbio de idéias com profissionais qualificados em faculdades nacionais e internacionais também deve ser salientado?.

Comentários