O Banco Municipal de Alimentos (BMA), de Formiga, inaugurou nessa quinta-feira (4), a IV unidade do projeto “Horta Urbana”, no Residencial Tino Pereira, com a ajuda dos parceiros da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas, representada pela diretora de Planejamento e Gestão, Márcia Versiani; do Instituto Pólis representado pelos multiplicadores Ceceo Chaves e Geraldo Neto; da Fundação Banco do Brasil representada pelo gerente da agência do Banco do Brasil em Formiga, Arimatéia, e do Unifor-MG representado pelos professores doutores Fernanda Castro, Adriano Alves da Silva (engenharia agronômica) e Dênio Garcia de Oliveira (medicina veterinária).

Na manhã de quarta-feira (3), os multiplicadores do Instituto Pólis ministraram a parte teórica de plantio da horta aos moradores do Tino Pereira na sede do Tatame do Bem. À tarde, a parte prática foi realizada no final da rua das Macieiras, onde está localizado o projeto.

Os moradores aprenderam noções de preparo do solo, adubação e irrigação. Ontem, as práticas foram realizadas nos dois períodos e os moradores começaram o plantio das sementes e das mudas.

Os estagiários do curso de engenharia agronômica, que prestam serviços no Banco de Alimentos, serão os responsáveis por acompanhar os moradores nas atividades diárias da horta. Com a parceria, será construída no Banco de Alimentos uma estufa para a produção das mudas que serão usadas nas unidades do “Horta Urbana”.

A diretora de Planejamento e Gestão da Adenor, Márcia Versiani, afirmou que está muito satisfeita com a parceria. “Essa é a 24a horta produzida pela ADENOR e foi a primeira vez que tivemos total apoio da Administração Municipal, que não mediu esforços para que o projeto acontecesse. Tenho certeza de que essa integração com a comunidade vai produzir muitos frutos.”

Para o coordenador do Banco de Alimentos, Anuar Teodoro Alves, essa unidade do projeto será muito importante para que a Prefeitura consiga garantir a soberania alimentar dos moradores do Tino Pereira. “Agradeço muito a Valquíria, da Associação de Moradores, que mobilizou a comunidade. Foi uma grata surpresa a grande participação dos moradores”, comentou Anuar.

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: