A IX Jafe (Jornada de Atividade Física e Esportes) do Unifor-MG foi promovida de 16 a 18 de outubro, sob a coordenação dos cursos de educação física (bacharelado e licenciatura). Paralelamente, foi realizado o I Encipef (Encontro Científico Pedagógico de Educação Física).
Diversos temas foram abordados durante a Jafe que contou com palestras e demonstrações práticas, com a participação de acadêmicos dos cursos de Educação Física e profissionais da área, de Formiga e região. A atividade foi realizada com o intuito de oferecer fundamentação teórica e prática a fim de capacitar o profissional e aplicar os conceitos da Educação Física.
No primeiro dia do evento, o educador físico Fernando Luiz ?Sardinha? falou sobre ?Verdades e mitos no trabalho de hipertrofia e suplementação? em uma palestra realizada no Salão Nobre ?Eunézimo Lima?. Ele falou sobre treinamento de musculação, uso de suplementos, sobre a valorização do profissional de Educação Física e também sobre os 28 anos de carreira dele como atleta de fisiculturismo.
A segunda palestra, no dia 17 de outubro, foi ministrada pelo o educador físico Cassiano Merussi Neiva com o tema ?Hipertrofia e emagrecimento?. Ele proferiu uma aula sobre os aspectos genéticos moleculares da obesidade, manutenção da massa muscular, hipertrofia e como o esforço físico age nesses aspectos. Também abordou sobre os mecanismos fisiológicos e como o esforço de alta intensidade interfere sobre a questão genética.
No último dia do evento, o professor Álvaro Penoni, que já lecionou no UNIFOR-MG, ministrou uma palestra com o tema ?A importância da pesquisa na Educação Física?, quando incentivou os estudantes a buscarem, o mais rápido possível, a pesquisa científica durante a graduação para que esse trabalho renda frutos para eles no mercado de trabalho. Ele apresentou os primeiros passos para quem quer seguir na área de pesquisas acadêmicas?.
I Encipef
Simultaneamente à Jornada de Atividade Física e Esportes, estudantes dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) apresentaram trabalhos na primeira edição do Encontro Científico Pedagógico de Educação Física.
Na modalidade pôster, foram apresentados quatro trabalhos científicos pelos alunos Ana Maria Alves Ramos, Camila Mara do Couto, Bruno Taliberti Batista de Souza e Carla de Fátima Oliveira. Na modalidade oral houve três apresentações pelos acadêmicos Thiago Ferreira Amaral, Iúri Carvalho Ferreira e Priscila Kássia Ferreira. Os alunos foram avaliados e premiados conforme a classificação.
O Encipef foi realizado em parceria com o Cepep (Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Ensino a Distância) do Unifor-MG e promoveu a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, além de socializar a produção científica dos cursos de Educação Física, estimulando o desenvolvimento do trabalho científico e acadêmico.
O coordenador dos cursos de educação física, Leonardo Nogueira Coelho, fez uma avaliação geral dos eventos. ?Na nona edição da Jafe, nós tivemos dois professores de ponta, o Fernando ?Sardinha?, que é fisiculturista, e o Cassiano, que tem quatro pós-doutorados e um livre docente. A meta da Jafe é capacitar ainda mais os alunos dentro do que eles vêem nos cursos de educação física (bacharelado e licenciatura). Então eu acho que o resultado foi excelente, a participação dos alunos surpreendeu e também de profissionais que se formaram na instituição e de outras instituições também. Já o Encipef está em sua primeira edição, foi idealizado pela professora Ivani Pose Martins, coordenadora do Cepep, como uma forma de fazermos uma divulgação dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos?.
Ainda de acordo com o coordenador, a partir de então, os cursos de educação física têm uma revista científica eletrônica onde serão publicados os resumos dos TCC?s para a divulgação dos trabalhos dos acadêmicos. Leonardo Nogueira Coelho aproveitou a oportunidade para agradecer aos parceiros do evento: a Scorpions Fitness (de construção de aparelhos de academia), o Formiga Tênis Clube (FTC) e a Academia Oficina do Corpo, de Piumhi.

COMPATILHAR: