Projeto do VALEMAIS deverá movimentar o cenário cultural do Jequitinhonha nos próximos cinco meses. Iniciativa tem o apoio das entidades culturais da região
Dentre os paradoxos que habitam o Vale do Jequitinhonha, um dos mais alarmantes aflige a maneira como a cultura é trabalhada por agentes e entidades da região. Apesar da diversidade cultural conhecida no mundo inteiro pela originalidade do artesanato de barro, música, costumes e folclore, o número de projetos aprovados nas leis destinadas a fomentar o desenvolvimento cultural ainda é pequeno.
A partir desse dilema, o VALEMAIS – Instituto Sociocultural do Jequitinhonha – promove até dezembro, nas cidades de Turmalina, Jequitinhonha e Araçuaí, o projeto Formando para transformar: cultura levada a sério. Fruto da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, os cursos têm o patrocínio da VIVO e apoio de organizações locais.
O trabalho é uma iniciativa de filhos do Vale, que por motivos adversos, residem em Belo Horizonte. ?O instituto entende que, ao promover cursos de capacitação em projetos culturais, estará propiciando que a região receba mais recursos. Que empresas invistam mais em nossa cultura e assim possam ajudar a gerar empregos na área?, explica o presidente do VALEMAIS e um dos idealizadores da atividade, Vilmar Oliveira.
Dividido em quatro módulos, o projeto beneficiará gratuitamente cerca de 60 agentes culturais das sub-regiões do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. Entre os temas escolhidos para compor os módulos estão captação de recursos, marketing e comunicação, gestão e planejamento de projetos e alternativas para promoção de eventos.
Outro quesito importante, na opinião dos idealizadores, é o fato do projeto atender as expectativas e diretrizes da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG). ?Estamos indo em direção ao que a Secretaria desenvolve, ao interiorizar as políticas públicas na área de cultura, conhecer as demandas e fazer parcerias possíveis?, enfatiza Oliveira.
Para o músico e compositor Carlos Farias, que ministra o curso Práticas de projetos culturais: planejamento e formatação, a iniciativa ajudará a sanar uma das principais lacunas dos agentes culturais do Vale. ?O curso de formação é de fundamental importância. Um dos problemas que enfrentamos é a falta de conhecimento técnico. O curso prepara mão de obra qualificada para trabalhar com a cultura no Vale?, argumenta.
Uma equipe especializada foi escalada para desenvolver as atividades do Formando para transformar. Entre eles, a cantora Déa Trancoso, o fundador da Cria Cultura! (empresa de promoção cultural) Kuru Lima, a gestora Cris Lima, além de militantes da cultura do Jequitinhonha na capital mineira.
Seminário
Para ampliar o debate, o VALEMAIS promoverá, no início de 2009, um Seminário Cultural. O objetivo é formar um grupo permanente para discutir políticas públicas para a região e propor ações para os governos federal, estadual e sociedade civil.
O local e a data ainda estão sendo estudados pelo Instituto, mas uma das características já está definida. O evento deverá priorizar a participação de agentes da própria região, além de valorizar trabalhos alternativos. ?O objetivo é centrar na questão da cultura popular. O seminário é uma coroação desse processo?, diz Oliveira.
A expectativa é que a partir do seminário um banco de dados sobre a cultura do Jequitinhonha seja montado. As informações, que farão parte do acervo do VALEMAIS, serão divulgadas na mídia e estarão disponíveis para consulta de pesquisadores, militantes e interessados pelo tema.

COMPATILHAR: