A deputada federal Jô Moraes/PCdoB esteve na Câmara Municipal durante a reunião desta segunda-feira (27) para receber a Medalha de Honra ao Mérito ?Seis de Junho?. O prefeito Aluísio Veloso/PT acompanhou a homenagem. A indicação foi feita pelo vereador Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB) na solenidade do Título de Cidadão Honorário, que ocorreu no dia 17 deste mês.
Dr. Reginaldo destacou a satisfação em homenagear a deputada. ?Fico muito feliz de estar aqui com você, com o prefeito Aluísio, os vereadores e a comunidade. Acho que é um momento importante para a Câmara. Você é uma pessoa de expressão nacional, simples e objetiva. Todo mundo conhece a sua postura nos direitos às mulheres. A sua sensibilidade aos problemas da cidade, como a Santa Casa, você destinou R$200 mil [para a usina de oxigênio], que será inaugurada em breve. Conversei com você sobre os problemas do Saae e você colocou uma emenda parlamentar de R$550 mil. Sabe da importância do Saae para Formiga, uma questão estratégica, vital para a cidade. Então, por tudo isso,a gente se senti honrado em prestar essa homenagem com a Medalha de Honra ao Mérito Seis de Junho, que é uma data referência de aniversário de nossa cidade?, contou o vereador.
Jô Moraes agradeceu aos vereadores pela homenagem e disse que Dr.Reginaldo a ensinou a estar mais perto de Formiga. ?Quando estive aqui, o Dr. Reginaldo me levou à Santa Casa e em quase desespero por faltar leitos para os seus pacientes, ele pedia que eu fizesse alguma coisa. Foi nos corredores da Santa Casa que eu aprendi a compreender a força e o valor dessa cidade?.
A deputada ressaltou que Formiga é a cidade da acolhida, que o município enfrentou e ainda enfrenta grandes dificuldades. Jô Moraes destacou a importância do Lago de Furnas, do problema da travessia da linha férrea na cidade, da vinda da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para Formiga e da educação no município.
?Quando eu venho aqui, eu imagino que Formiga é um pedaço desse Brasil que muda. Vamos batalhar para que seja liberado esses recursos de emenda orçamentária que coloquei lá, que é uma necessidade fundamental que todos nós sabemos, do serviço de saneamento e de esgoto tão necessário para a qualidade de vida. Tenho certeza que Formiga se incorpora a esse sentimento de desenvolvimento do país com distribuição, se incorpora a essa necessidade de avanços na área da saúde. Todos nós sabemos da crise que a saúde passa em todo o país?.
O prefeito Aluísio Veloso destacou que a deputada recebe um título de muita importância na cidade. ?É um título que não se dá para qualquer um e sim para pessoas que realmente merecem, que trabalham e que gostam de nossa cidade. A senhora é merecedora desse título por causa do vínculo que nós temos com a deputada federal, a voz da mulher no congresso, a voz respeitada neste país afora . A senhora é, a partir de hoje, a mais nova formiguense que recebe este título e tem pra gente muita importância ter a senhora como deputada, defendendo os interesses da nossa cidade junto aos órgãos governamentais.Esse título é importante para nós e para a senhora?.
O vereador Gonçalo Faria/PSB aproveitou a oportunidade e fez dois pedidos à deputada. ?Essa Casa tem por hábito sempre pedir alguma coisa aos nossos visitantes, aos nossos deputados. Nós temos a preocupação muito grande em relação à PEC 29 [Proposta de Emenda à Constituição]. Sabemos das dificuldades de recursos que venham contemplar as instituições que atendam pelo SUS. E fica a preocupação nossa da aprovação da PEC 29, da distribuição dos recursos. A grande maioria desses recursos é destinada para alta complexidade. A nossa preocupação é com a atenção básica e média complexidade. Queria pedir à senhora que se houver essa votação ainda este ano, que houvesse um carinho especial à atenção básica e a questão da média complexidade. Outra questão é a reforma tributária. As Câmaras do interior estão tentando achar um meio de encaminhar isso ao governo federal. É mais que necessário uma reforma tributária e os municípios estão de pires na mão. A gente vê que o governo federal tira o seu quinhão, o governo estadual tira o seu outro quinhão e não sobra nada para a administração, são mais de 5.400 municípios no Brasil?, explicou.
Jô Moraes
Maria do Socorro Jô Moraes é membro da Comissão Política Nacional e presidente estadual do Partido Comunista do Brasil. Jô Moraes iniciou sua militância política em um movimento estudantil na Paraíba. No período da ditadura, foi presa por duas vezes. Em 1972, incorporou-se ao PCdoB. A deputada também é membro do Comitê Central desde 1972. É autora de dois livros sobre a discriminação de gênero. Foi eleita vereadora em Belo Horizonte por duas vezes e atuou na comissão de saúde e na comissão de direitos humanos.
A deputada teve um extrato vitorioso nas eleições de 2006, quando pela primeira vez Jô disputou uma cadeira no Congresso Nacional, e foi consagrada nas urnas como a deputada federal mais votada de toda a esquerda mineira com 111.330 votos.

Comentários