Enquanto milhões ainda aguardam a primeira aplicação, ao menos duas pessoas tomaram uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. A informação foi confirmada pela secretária de Saúde do município, Ana Pimentel, que acionou o Ministério Público.

“Consideramos muito séria essa questão, além de ser eticamente errado. A revacinação, sem recomendação ou orientação do Ministério da Saúde, atrapalha toda a nossa campanha, pois quem está recebendo uma 3ª dose está tirando de alguém o direito de se vacinar”, afirmou a secretária. 

“Quem tomou as duas doses contra o coronavírus, ou a vacina de dose única, não precisa recorrer a uma outra aplicação. Todos os imunizantes utilizados são seguros e foram testados pela Anvisa”, reforçou Ana Pimentel.

A identificação dessas duas pessoas é resultado de um trabalho da administração municipal feito a partir de cruzamento de dados. Com o monitoramento, sistematizado através de portaria divulgada na quinta-feira (1º), a prefeitura consegue identificar quem tomou uma terceira dose de imunizante.


“Caso sejam identificadas irregularidades, as informações serão encaminhadas aos órgãos competentes, a fim de instaurar medidas de responsabilidade e sanções”, explica, por nota.  

No caso das duas pessoas identificadas, a prefeitura informou que elas completaram o processo de vacinação em outras cidades e obtiveram a terceira aplicação do imunizante em Juiz de Fora. A informação também foi divulgada pela secretária Ana Pimentel, desta vez em entrevista à rádio Transamérica JF. 

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: