Redação Últimas Notícias

O juiz eleitoral de Formiga, Altair Resende de Alvarenga e o chefe de Cartório, Marcos Eugênio realizaram na tarde desta quarta-feira (19), um encontro online, com representantes de partidos políticos das cidades que compõem a zona eleitoral 114 (Formiga, Córrego Fundo e Pimenta). O promotor eleitoral Ângelo Ansanelli Junior também se fez presente.

O intuito da reunião foi informar sobre registro de candidaturas e outros detalhes da legislação eleitoral para que as campanhas e o pleito nos municípios transcorram da melhor maneira possível, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde para evitar a propagação no novo coronavírus.

De início, durante as apresentações, foram divulgadas as chapas para as eleições majoritárias (cargo de prefeito) em Formiga. Pela primeira vez o atual prefeito do município Eugênio Vilela/Democratas declarou que será candidato à reeleição. A advogada e diretora jurídica do Gabinete Adriana Prado/Avante se apresentou no encontro como vice da chapa de Eugênio.

Também estavam presentes os componentes da chapa Eduardo Brás/PSD e Taciana Carvalho/Pros. O pré-candidato ao cargo de prefeito Laércio Reis/Podemos compareceu mas não divulgou quem será seu vice.

No encontro ainda estavam presidentes de partido, candidatos a vereador e a prefeito e imprensa.

Novo cenário

O assunto com o qual os participantes demonstraram maior preocupação foi com a nova forma de fazer campanha diante das restrições impostas pelo período de pandemia.

De acordo com o juiz eleitoral, ainda que permitidos na legislação estão vetadas as realizações de minicomícios e carreatas devido a possibilidade de aglomerações. “Nesses casos serão levadas em conta as medidas sanitárias em vigor e, uma vez necessárias, serão realizadas diligências para evitar descumprimento de tais medidas”, disse Altair.

Democrático, o juiz optou por ouvir os participantes para elaboração de propostas que viabilizem as campanhas, sendo então definida a possibilidade de ações porta-a-porta com distribuição de material de campanha, desde que utilizados equipamentos de proteção e higienização.

Ainda será estudada a possibilidade de realização de minicomícios com uso de carros de sons em áreas específicas dos municípios que compõem a zona eleitoral.

Questionado sobre uma possível punição em caso de aglomerações durante a realização de lives, sem dar muitos detalhes, o juiz disse apenas que caberá ao candidato desestimular esse tipo de atitude que compromete a saúde pública.

COMPATILHAR: