Os juros médios cobrados no cheque especial subiram para 9,33% em dezembro, a maior taxa de junho desde 2003 (9,43%). Esse foi o segundo mês consecutivo que a taxa ficou acima dos 9%, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Procon-SP.
O empréstimo pessoal apresentou pelo terceiro mês consecutivo, taxa média superior a 6%, os 6,25%, igualando a marca registrada em abril de 1999 e atingindo a maior taxa média desde março do mesmo ano (6,77%).

Segundo o Procon, a pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física foi realizada em 2 de dezembro com dez instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.
A pesquisa de juros detectou, mais uma vez, aumento das taxas médias nas duas modalidades estudadas, embora o número de bancos que elevaram suas taxas tenha sido inferior ao observado no mês passado, informou o estudo. Neste mês, dois bancos aumentaram a taxa de juros do empréstimo pessoal e três do cheque especial e, em novembro, cinco aumentaram a taxa do empréstimo pessoal e sete do cheque especial.

COMPATILHAR: