Pelo menos 50% dos funcionários dos Correios terão que continuar trabalhando em cada agência do Brasil. É o que determina a liminar emitida na noite desta sexta-feira, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Além da determinação, o Tribunal fixou multa de R$ 30 mil em caso de descumprimento da ordem.
Já duram cinco dias a greve dos empregados da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), aderida em 23 Estados e o Distrito Federal. Cerca de 80% dos funcionários estão de braços cruzados. Apenas os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins não participam da paralisação.
Quase 36 milhões de encomendas estão estocadas devido a greve em várias agências dos Correios no país. Em uma tentativa de finalizar a paralisação, a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) e a empresa terão um encontro na próxima segunda-feira.
Enquanto a ECT deixa claro que irá cortar o ponto dos grevistas, alegando que não há motivos para a paralisação considerada por ela abusiva, a categoria reivindica um compromisso assinado com a empresa em novembro do ano passado. Os funcionários exigem a incorporação de 30% de adicional de periculosidade nos salários, participação no lucros e plano de carreira.
Os serviços de Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta – entregas urgentes – também estão suspensos.

COMPATILHAR: