O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), deve ser eleito presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FMP) nesta quinta-feira (12). A eleição deve ocorrer em uma reunião online que está marcada para às 15h.

O grupo político de Kalil estudava reativar a FMP, que tem cerca de 80 municípios com mais de 35 mil habitantes filiados. A associação está inativa desde o início de 2019. O último presidente foi o ex-prefeito de Contagem, Alex de Freitas.

A reativação da FMP e a eleição de Kalil é o esforço mais visível feito por ele até agora para tentar aumentar sua influência e popularidade nas demais regiões de Minas Gerais já visando as eleições para governador em 2022.

Como mostrou a pesquisa DataTempo/CP2, o prefeito de Belo Horizonte é forte na região metropolitana, onde venceria Romeu Zema (Novo) numa eventual disputa pelo Estado hoje. No entanto, Kalil tem dificuldades no interior, onde o governador tem bom desempenho.

Segundo sua página no Facebook, a Frente Mineira de Prefeitos promove encontros entre os gestores municipais para que eles possam trocar experiências “sobre problemas e soluções administrativas”. Mesmo que não façam parte formalmente da FMP, prefeituras de municípios menores também são incentivadas a participar das reuniões.

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: