As lâmpadas mais comumente usadas pelos brasileiros, as incandescentes de 60 watts, serão encontradas cada vez menos nas prateleiras das lojas. A partir de hoje, está proibido fabricar ou importar essa lâmpada. Ou seja, vai vender quem ainda tem estoque e, depois, acabou. O motivo é a portaria interministerial 1007/2010, que fixou índices mínimos de eficiência luminosa e determinou as datas para, progressivamente, banir a luz ?quente? do mercado. Essas de 60 w só poderão ser vendidas até o dia 30 de junho do ano que vem.
O presidente da Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), Georges Blum, explica que a ideia do governo é substituí-las por modelos mais eficientes, como as fluorescentes compactas e as de LED.
Para especialistas, a medida é positiva, já que as incandescentes são menos econômicas. ?As lâmpadas incandescentes não evoluíram e, como toda tecnologia, foram superadas por outros tipos de lâmpada?, observa a gestora de lâmpadas da Loja Elétrica, Marlene Alves de Macedo.
Em média, as lâmpadas fluorescentes gastam quatro vezes menos eletricidade e duram cerca de oito vezes mais do que as do tipo incandescente, conforme informações da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abiluz). Outra vantagem, diz a entidade, é que a medida também traz benefícios à natureza. As incandescentes, além de requisitarem mais eletricidade, aquecem mais o ambiente, agravando o efeito estufa.
Escolha. Georges Blum ressalta que a escolha do tipo de lâmpada em casa pode significar uma economia grande na conta de luz. Ele aconselha que, antes de optar, é importante comparar as características dos modelos. ?Há pelo menos um critério básico que ajuda o consumidor a fazer essa comparação: a relação entre a vida útil da lâmpada e o preço?, observa.
De acordo com o dirigente, a eletricidade consumida pela iluminação pode representar até 20% dos gastos de uma família. ?Ao longo de um ano, se somados os valores economizados com apenas uma lâmpada substituída, a economia pode chegar a R$ 25. Se trocar quatro lâmpadas, são R$ 100 economizados por ano?, calcula.
Os modelos de lâmpadas incandescentes de 200 w, 150 w, 100 w e 75 w já deixaram de ser comercializadas no Brasil. As últimas a deixarem o mercado serão as de 40W e 25W, em junho de 2016. A substituição total fará com que o país economize cerca de 10 Terawatts-hora (TWh/ano), até 2030.

COMPATILHAR: