Da Redação

Prometido para o mês de agosto, o laboratório exclusivo para a realização de exames de casos suspeitos do novo coronavírus deverá entrar em funcionamento apenas no final de setembro.

A informação foi confirmada ao Últimas Notícias pela administração municipal que, sem dar detalhes, apenas informou que houve atrasos na licitação que levaram à remarcação da data de abertura do laboratório. A empresa licitada será a responsável pela disponibilização de equipamentos, insumos e equipe técnica.

O novo equipamento público é fundamental para que a administração cumpra a meta de testar 1/4 da população do município até dezembro, proposta que poderá atrasar após a modificação da data de início de funcionamento do laboratório, onde se pretende realizar até 160 exames/dia, com resultados liberados em até 12 horas.

O prédio do Centro Municipal de Atenção à Saúde (Cemas) foi escolhido para abrigar o laboratório cujo investimento será de cerca de R$800 mil e que, alcançando a meta de exames diários de RT-PCR será considerado “Padrão-Ouro” no diagnóstico da Covid-19, de acordo com parâmetro da Organização Mundial de Saúde, como

De acordo com o secretário de Saúde, Leandro Pimentel, além de gerar uma grande economia para o município com relação aos gastos com exames para a Covid-19, após a pandemia, o laboratório permanecerá montado e vai auxiliar os profissionais da Secretaria de Saúde, também, no diagnóstico de outras patologias.

COMPATILHAR: