Na comunidade rural Córrego Seco, município de Formiga foi feito no sábado (13) um Dia de Campo realizado pela Prefeitura de Formiga, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e em parceria com o UNIFOR-MG e a Embrapa de Sete Lagoas, onde foi construído um lago de múltiplo uso na propriedade de Roberto Teixeira Gonçalves.
A construção do lago foi dividida em duas etapas. A primeira delas foi realizada no dia 26 de dezembro de 2007 pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e coordenada por Luciano Cordoval. A segunda fase da obra, realizada neste sábado, teve a coordenação técnica do agrônomo e secretário de desenvolvimento rural sustentável, Zenaido Lima de Fonseca juntamente com a sua equipe de trabalho: o agrônomo José Roberto Júlio, a técnica agrícola Gisele Bueno e a chefe de desenvolvimento rural Maria Vitória Ramos.
O Dia de Campo também contou com a participação de cinco alunos do UNIFOR-MG e do técnico agrícola da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, Mosair José Pinto.
Segundo Zenaido Lima, a construção do lago de múltiplo uso consiste na escavação do terreno, com a orientação de profissional habilitado, no formato que mais se adequar ao terreno e impermeabilização, forrando-o com lona plástica comum e logo em seguida cobrindo a mesma com uma camada de 25cm de terra para protege-la da ação do sol e demais danos físicos.
O lago de múltiplo uso serve para reter água para irrigação, criação de peixes, lazer e também para tratamento de águas residuais de agroindústrias, abatedouros, esgotos, além de propiciar redução de energia elétrica e aproveitamento da água pluvial.

COMPATILHAR: