O lançamento do foguete da missão espacial conjunta entre Brasil e Argentina, chamada Operação Angicos, foi adiado para o sábado. Esse é o terceiro adiamento. De acordo com o chefe da missão argentina, Roberto Oscar Yasielski, o vôo atrasou hoje por causa de um problema no experimento daquele país que será transportado no foguete, sobre controle de altitude.
A comunicação de dados com a estação terrestre foi interrompida. Quando resolvemos o problema, os ventos começaram a ficar fortes demais, disse Yasielski. Ele explicou que o foguete só pode ser lançado das 6h às 7h30, por isso, o lançamento teve que ser adiado para amanhã.
O foguete VS-30 pesa 1,5 mil kg e mede 8 m de comprimento. Ele será lançado do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal (RN). O vôo durará de sete a oito minutos e atingirá uma altura máxima de 140 km do solo.
Durante a Operação Angicos, também será levado ao espaço um estudo brasileiro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um receptor do Sistema de Posicionamento Global (GPS).
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA