Nesta terça-feira (23), será realizado no Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca o lançamento do livro ?Grutas e Cavernas da Província Cárstica do Alto São Francisco?. O evento terá início às 18h.
A publicação é da autoria de Lincoln de Barros e fotografias do formiguense Cyro José Soares. O livro aborda as belezas, mistérios e curiosidades que envolvem o processo de criação das mais belas obras naturais, que são as grutas e cavernas.
Apaixonados pela natureza e encantados por sua beleza, o premiado fotógrafo Cyro José Soares e o filósofo Lincoln de Barros uniram-se para descrever, por meio de fotos e textos, a fauna e flora que envolvem e completam as grutas e cavernas mineiras, localizadas na Província Cárstica do Alto São Francisco. A obra exibe também cavernas da cidade de Formiga.
Em 31 de agosto de 2009, o livro foi lançado em Pains. A iniciativa teve a parceria do Grupo Amep ? Sociedade de Produtos do Oeste Ltda (Prodoeste) e Arlindo de Mello Agroindústria Ltda (Arapé), além do apoio da Prefeitura de Pains.
O livro
O livro com 97 páginas exibe profissionalismo e bom gosto, num conteúdo bem apurado. Fotografias de diversos pontos em perspectiva, referencial dentro dos maravilhosos salões dessas personagens milenares ? as cavernas ? ilustram, em papel, o que a história petrificou com os imensos paredões.
Fauna e flora resgatadas, pinturas rupestres eternizadas no tempo e no espaço, simples estradas, caminhos antigos dos desbravadores dessa rica região, se aconchegam no livro. Uma viagem fascinante pelas páginas de um local guardado sobre rochas esculpidas.

COMPATILHAR: