A V Femad (Feira Mercadológica da Administração) movimentou o Centro Universitário de Formiga na segunda e terça-feira desta semana Com o intuito de incentivar a busca por novas formas de aprendizagem, o tema deste ano foi: Lazer e Entretenimento.
O evento foi coordenado pela professora Jussara Maria Silva Rodrigues, com o objetivo de desenvolver nos alunos habilidades práticas relacionadas ao processo de elaboração de pesquisas e ao desenvolvimento do mix de marketing, estimulando o comportamento empreendedor dos acadêmicos.
As atividades foram realizadas na Praça de Alimentação do Prédio 1, voltadas para estudantes, professores, funcionários do Unifor e demais interessados, com a apresentação de diversos trabalhos práticos desenvolvidos pelos alunos do 5º período do curso de administração.
Cada grupo apresentou um tipo de trabalho dentro da temática proposta. Na Galeria de Arte, o artista plástico Gilberto Oliveira, da cidade de Campo Belo, fez várias caricaturas em camisetas e em papel.
O grupo de Música e Dança montou um karaokê, um Guitar Hero, convidou a orquestra Som e Arte, da cidade de Arcos, sob o comando dos maestros Gibran Zorkot e Moisés Menezes, os dançarinos de Tango André Paixão e Grazielly Cunha, da Academia Corpo e Movimento, e também a dupla de sertanejo universitário Marlon e Meiron, da cidade de Santo Antônio do Monte.
No stand dos games, o público pode se divertir com três vídeos games, sendo dois playstation 3 e um Exbox 360, além de jogos de dança. Já os alunos que montaram o Cyber Café e Livraria convidaram o presidente da Academia Formiguense de Letras, Paulo José de Oliveira, para fazer o lançamento do livro É crivains contemporains du Minas Gerais, além de montarem uma brinquedoteca, exposição de livros e de fazerem sorteios de algumas obras.
Um verdadeiro picadeiro foi montado pelo grupo que abordou sobre o circo, com a apresentação dos palhaços Potássio e Chocolate, do Circo Banana Caturra, de Belo Horizonte. Eles arrancaram gargalhadas do grande público que prestigiou o evento e fizeram brincadeiras com os acadêmicos. Também foram distribuídas guloseimas, como pipoca, algodão doce e balas.
O grupo Blu-ray falou sobre essa tecnologia. Também conhecida como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico de nova geração com 12 centímetros de diâmetro (igual ao CD e DVD) para vídeo e áudio de alta definição, com armazenamento de dados de alta densidade. É uma alternativa ao DVD e é capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Quem visitou o estand pode concorrer a uma carteira de habilitação completa, um par de ingressos para cinema 3D em Formiga e um DVD Sherlock Holmes 2.
Um torneio foi realizado pelo grupo que falou sobre o Poker, com 27 participantes, divididos em três mesas de jogo. Houve premiação em dinheiro para os três primeiros colocados e os seis finalistas também ganharam a camisa do Torneio de Poker. Os vencedores foram: 1º lugar André Luiz Pereira (R$270), 2º lugar Saulo Mitinick (R$90) e 3º lugar Geraldo Magela Castro (R$40).
Avaliação da Femad
A professora Jussara Maria Silva Rodrigues, organizadora da V Femad, avaliou o evento como muito positivo e ressaltou a importância do tema deste ano. Segundo ela, percebe-se que o mercado do lazer e entretenimento aumenta a cada dia e a feira é uma possibilidade de contribuir para que seja diversificada essa área de diversão em Formiga e região, com novas opções.
As ideias foram criadas pelos alunos do 5º período do curso de administração em sala de aula e colocadas em prática, o que desperta neles o empreendedorismo e estratégias de marketing.
Para o coordenador do curso de administração, Eugênio Vilela, a Feira Mercadológica agrega ao curso a experiência prática. Os alunos aprendem, na disciplina de marketing, a elaborar projetos e montar algum empreendimento, ainda buscam patrocínio para a realização do seu negócio.
Também é uma preparação para o Trabalho de Conclusão de Curso que é exigência para concluir a graduação. Aqueles alunos que quiserem aproveitar a ideia utilizada na Femad já têm a parte metodológica pronta e mais conhecimentos adquiridos por meio das pesquisas feitas para a elaboração do projeto. ?O tema foi muito pertinente, pois a indústria do lazer e entretenimento é uma das grandes impulsionadoras dos negócios?, avaliou o coordenador.

COMPATILHAR: