A lei 18023, publicada no dia 9 de janeiro deste ano, que permite a atividade de hotéis, pousadas, ranchos, propriedades rurais e demais empreendimentos a funcionarem a 30 metros de lagos artificiais, como o Lago de Furnas, está sendo comemorada por produtores rurais. Durante a passagem de um dos autores do projeto, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes/PSC, pelo município de Carmo do Rio Claro, na abertura do Circuito Mineiro de Cafeicultura, nesta quarta-feira (10), diversas foram as manifestações positivas sobre o projeto, conforme ressaltou a assessoria de comunicação do parlamentar.
Antes da nova lei, só estariam legalizadas as propriedades que estivessem a 100 metros das lâminas de água artificial. A medida trouxe resultados favoráveis, pois houve uma expansão de construções à beira do lago em diversas cidades.
O produtor rural e membro do Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo do Rio Claro, Luciano Pimenta, que possui propriedades entre esta faixa de 30 a 100 metros, se mostra satisfeito com a nova lei. ?Esta mudança provocada pelo deputado Antônio Carlos veio regulamentar um ponto obscuro que havia na lei e foi de suma importância para nós. Isso vem mostrar mais uma vez que o deputado está engajado nos problemas que diz respeito à nossa região?. O produtor ressalta que os produtores aplaudem muito quando falam do resultado prático desta lei. Antônio Carlos Pereira também tem propriedades à beira do lago e comenta: ?Esta lei nos tranqüilizou bastante, pois era uma situação indefinida. Teria que haver uma indenização caso estes 100 metros continuassem a vigorar na lei. Acho que também foi bom, porque o produtor se conscientizou da importância de se respeitar os 30 metros. Foi muito boa a atuação do deputado?, finalizou.
O parlamentar também esteve em Pimenta, onde participou da exposição agropecuária ao lado dos presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Piumhi, Juninho Tomé, e de Pimenta, Osvaldo Florêncio de Oliveira. Lá também, o parlamentar recebeu muitos abraços pela lei dos 30 metros, que vem gerando grande desenvolvimento econômico à região do Lago.
O presidente do Sindicato Rural de Formiga, Ivanir da Silveira (Nêgo), também comenta sobre a nova lei dos 30 metros e destaca o apoio dos deputados Antônio Carlos, Domingos Sávio/PSDB e José Henrique/PMDB para a aprovação desta lei. Segundo Ivanir da Silveira, os resultados têm sido positivos na região e os produtores rurais estão sendo bastante beneficiados com a medida.

COMPATILHAR: