Já está disponível, no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), a listagem dos candidatos aprovados na prova objetiva do concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Os candidatos podem consultar a lista ou, se preferirem, optar pela consulta individualizada.
Para ter acesso ao resultado, basta acessar o site da Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso, no endereço www.concursosfcc.com.br. No total, mais de 130 mil candidatos foram aprovados para a fase seguinte: a prova de títulos. Também será divulgado no site da FCC o resultado das decisões dos recursos apresentados pelos candidatos. Neste caso, a opção de consulta será individualizada.
Os aprovados na prova objetiva têm até o dia 10 de julho para enviarem a comprovação de títulos à Fundação Carlos Chagas. Foram considerados aprovados os candidatos que conseguiram o mínimo de 50% de acertos nas questões de Conhecimentos Gerais e, no mínimo, 50% de acertos nas questões de Conhecimentos Específicos. Os documentos a serem apresentados na avaliação de títulos estão previstos no item 9 e também no anexo VI do edital.
A edição desta quarta-feira (30) do Minas Gerais, Diário Oficial do Estado, traz informações sobre questões de prova e gabaritos alterados após análise de recursos, bem como aviso de divulgação do resultado das provas objetivas e convocação dos candidatos aprovados para prova de títulos.
Participação
O concurso da Secretaria de Estado de Educação oferece um total de 21.377 vagas para diversas carreiras da educação e o número de inscritos foi de 262.989. A aplicação das provas foi no dia 04 de março e o índice de participação esteve próximo dos 90%.
O cargo que registrou o maior número de inscritos foi o de Assistente Técnico de Educação Básica, que irá cumprir a função de apoio técnico nas escolas estaduais. Foram 60.279 candidatos inscritos para concorrer a uma das 4.401 vagas.
A concorrência, contudo, é maior no cargo de Analista Educacional. Foram 29.181 para uma das 378 vagas, uma média de 77 candidatos por vaga. Entre os professores, a maior procura foi registrada no cargo de professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Foram quase 59 mil inscritos para uma das 3.551 vagas.
Vagas para professores
O concurso da Secretaria de Estado de Educação disponibilizou um total de 13.993 vagas para professor nas áreas de arte; biologia; educação física; filosofia; física; geografia; história; língua estrangeira moderna, espanhol e inglês; língua portuguesa; matemática; química; sociologia e para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental.
A concorrência no concurso superou os números do último certame organizado pela Educação no Estado. No concurso realizado pela SEE entre os anos de 2003 e 2004 foram ofertadas 16.989 vagas para a carreira de professor. Naquela época, 79.541 candidatos se inscreveram, resultando em uma média de 4,68 por vaga. Já no concurso de 2012, são ofertadas 13.993 vagas para o cargo, que despertaram o interesse de 140.624 candidatos, o que dá uma média de 10,04 candidatos.
Todos os professores admitidos por concurso terão, no mínimo, curso superior completo e a remuneração mínima prevista em edital para o cargo de Professor de Educação Básica é de R$ 1.386,00 para uma jornada de trabalho de 24 horas semanais, no sistema unificado de remuneração. O valor é, proporcionalmente, 59,2% maior do que o valor do piso nacional salarial estabelecido pelo Ministério da Educação, que é de R$1.451,00 para uma jornada de 40 horas semanais.
Também há vagas para os cargos de Analista Educacional, ANE (378 vagas); Analista Educacional/Inspeção Escolar, ANE/IE (133 vagas); Especialista em Educação Básica, EEB (1.869 vagas); Assistente Técnico Educacional, ATE (603 vagas) e Assistente Técnico de Educação Básica, ATB (4.401 vagas). A jornada de trabalho e a remuneração para esses profissionais variam de acordo com o cargo.

COMPATILHAR: