Quando chega o fim de ano, algumas pessoas acabam cometendo verdadeiros exageros à mesa, principalmente nas ceias de Natal e Ano Novo. Para eliminar essas toxinas e gorduras a mais e começar o ano com a silhueta em dia, as dietas desintoxicantes viraram ?queridinhas?, principalmente entre as mulheres.
Se feitas corretamente, os chamados detox podem, de fato, ?limpar? o organismo e otimizar o funcionamento metabólico, além de deixar pele e cabelos mais saudáveis.
O problema é que, na busca por resultados imediatos, há quem faça as dietas sem qualquer acompanhamento nutricional. ?Já vi muitas pessoas fazendo dietas radicais e sem acompanhamento. O detox virou moda, por isso, muitas pessoas criaram várias dietas que não necessariamente atingem o objetivo dele. É preciso ficar atendo e procurar um profissional de confiança?, alerta a nutricionista Catherine Vanazzi.
Entre os riscos de embarcar em um falso detox estão mal-estar, rápida recuperação do peso perdido, desnutrição, desequilíbrio da pressão arterial, além da falta de resultados do objetivo inicial ? a desintoxicação.
Com a mudança radical na alimentação, a empresária Emiliana Lacerda, 30, chegou a sentir dores de cabeça no início do programa, mas como contava com o apoio de nutricionistas, ela não teve grandes problemas e, ao fim, o resultado foi satisfatório. ?Perdi quase 3 kg em sete dias e depois não engordei novamente?, conta.
Catherine explica que o detox deve ser feito em programas de, no máximo, 15 dias e pode-se iniciar imediatamente após as festas, conforme os objetivos do cliente e o quanto ele está disposto a abrir mão de certos alimentos. ?Quanto mais curto o prazo, mais restrita será a dieta. Caso o cliente não esteja disposto a abrir mão da proteína de origem animal, o prazo para desintoxicar por completo o organismo aumenta?, diz.
De fora
Segundo a nutricionista, a ingestão de carnes vermelhas é uma das principais restrições na maioria das dietas detox, porque a sua digestão é difícil e lenta, ?o que irá interferir diretamente no processo de limpeza do organismo, que acontece principalmente no intestino?.
Proibido
Álcool
Em hipótese alguma, o detox pode incluir bebidas alcoólicas. ?Não faz sentido. Se é para desintoxicar, substâncias tóxicas não devem ser ingeridas?, diz Catherine Vanazzi.
Novo ?queridinho?, suco rosa melhora o desempenho físico
Depois de o suco verde ter se tornado uma verdadeira mania, o suco rosa ? cuja base é a beterraba ? é a nova ?moda? das dietas e conquista pessoas adeptas de um estilo de vida mais saudável.
De acordo com um estudo publicado no ?Journal of Applied Physiology?, o suco rosa melhora a performance e o desempenho físico em até 10%, além de ajudar na recuperação dos músculos. Por isso, é indicado que a bebida seja ingerida em até duas horas antes da atividade física para melhorar o aporte de oxigênio e nutrientes nas células musculares, ou após a atividade para proporcionar uma melhor recuperação muscular.
A principal receita divulgada nas redes sociais leva: beterraba crua, iogurte natural desnatado, água gelada ou água de coco, suco de laranja ? maçã e morangos são opcionais. Após bater todos os ingredientes no liquidificador, a receita rende um copo grande e apenas 70 calorias.

COMPATILHAR: