Em 2010, o Ministério do Meio Ambiente lançou por meio do Departamento de Áreas Protegidas a publicação ?Roteiro para criação de Unidade de Conservação Municipais?.
O livro, que tem como um dos autores o biólogo João Carlos Costa Oliveira, faz uma descrição completa sobre a criação de uma Unidade de Conservação Municipal (UCM). João Carlos esteve em Formiga no ano de 2008 para tratar sobre a criação de duas UCMs: uma na área urbana, denominada ?Refúgio da Vida Silvestre ? Mata da Lagoa do Fundão?, e outra no Lago de Furnas, denominada ?Monumento Natural Ilha das Pedras?, em conformidade com a Lei do Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza (Snuc).
A publicação foi enviada às prefeituras e organizações não governamentais (ONGs) e traz fotos e algumas informações sobre as UCMs de Formiga.
O roteiro foi concebido em linguagem acessível, de modo que os gestores ambientais e demais interessados tenham facilidade no entendimento desse tema, fornecendo as condições necessárias para os técnicos conduzirem todo o processo de criação de unidades de conservação no âmbito de sua instituição.

COMPATILHAR: