O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quarta-feira (9), após reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) que discutiu a situação dos reservatórios das hidrelétricas do país, que não há risco de um novo racionamento e que o país tem um ?estoque firme? de energia para sustentar o consumo nos próximos meses.
?Após a reunião ficou a tranquilidade reiterada de que o país possui o estoque de energia firme, seguro e em condições de atender a todas as nossas necessidades?, disse Lobão.
O ministro informou que o estoque de energia no país hoje é de cerca de 121 mil megawatts (MW). De acordo com ele, em 2001, na época em que foi decretado racionamento de energia, o estoque era de cerca de 70 mil MW.
Lobão apontou ainda que o país já registra chuvas ?por toda parte do Brasil?, o que não ocorreu neste mesmo período de 2001, e que Portanto nossos reservatórios, que estão com alguma dificuldade hoje, a tendência é melhorar daqui pra frente afirmou.
O ministro garantiu ainda que o corte de 20% nas contas de luz está garantido, e que não há risco de desabastecimento da indústria por conta do uso do gás na geração de energia pelas usinas térmicas.

COMPATILHAR: