O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o título de cidadão honorário do Estado na próxima segunda-feira. A solenidade, que será realizada no Plenário da ALMG, a partir das 16 horas, foi solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT). Estão confirmadas as presença da presidente da República Dilma Roussef e do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), na cerimônia.
Para o deputado, o ex-presidente mudou a realidade brasileira por meio do combate à pobreza e trouxe grandes benefícios para os mineiros. ?Ele sempre tratou Minas como se mineiro fosse, trazendo inúmeras políticas públicas para o Estado. Em 2010, por exemplo, houve um aumento significativo do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. Essa conquista foi gerada pela macroeconomia do governo Lula?, destacou.
Trajetória
Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 na cidade pernambucana de Garanhuns, mas aos sete anos de idade mudou-se, junto com a família, para o município de Guarujá, no Estado de São Paulo. Desde cedo começou a trabalhar, desempenhando atividades como as de engraxate, ajudante de tintureiro e office boy.
Após se formar em tornearia mecânica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Lula começou sua carreira nas Indústrias Villares, no ABC Paulista. Em 1975, Lula foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, sendo reeleito em 1978.
Em 10 de fevereiro de 1980, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, que representava os movimentos sindicais, as comunidades eclesiais de base da igreja católica, os grupos de esquerda e os intelectuais. Já em 1986, foi eleito deputado federal e teve o maior número de votos do País.
Após três tentativas, Lula foi eleito presidente da República para o período de 2003 a 2006 e reeleito para o segundo mandato, de 2007 a 2010. Seu segundo mandato foi encerrado com 87% de aprovação, um dos mais altos índices já apurados no Brasil.
Desde fevereiro de 2011, Luiz Inácio Lula da Silva é presidente honorário do PT. Em outubro do mesmo ano, foi diagnosticado com um câncer de laringe. Em junho de 2012 foi considerado curado pelos médicos que o trataram.

COMPATILHAR: