Formiga está na onda amarela do Minas Consciente. Seja na macrorregião, composta por 53 municípios e liderada por Divinópolis, seja na micro, liderada por Formiga e composta ainda por Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta; o município segue na zona intermediária do projeto de recuperação econômica proposto pelo Governo de Minas.

A decisão com respeito à macro foi divulgada na terça (16) e da micro, na quarta-feira (17).

As microrregiões de Divinópolis, Itaúna, Oliveira e Pará de Minas e Formiga permaneceram na Onda Amarela do “Minas Consciente”. Bom Despacho passaou da Onda Vermelha para a Amarela.

As determinações para as cidades do Centro-Oeste mineiro passam a valer a partir do próximo sábado (20). Nesta terça (16), o Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu por manter a macrorregião Oeste na Onda Amarela por mais uma semana, além de suspender as cirurgias eletivas em todo o estado por 15 dias.

Apenas a microrregião de Piumhi permanece na Onda Vermelha do plano estadual; não há municípios na fase menos restritiva.

Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá às Prefeituras de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir. As informações são divulgadas semanalmente no site do “Minas Consciente”.

Macrorregião

A permanência na fase intermediária é válida por uma semana a partir do próximo sábado (20). Nesta terceira fase do Minas Consciente, todas as atividades ficam permitidas em todas as ondas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.

Cirurgias eletivas

Sobre a suspensão das cirurgias eletivas para as redes pública e privada (contratada e conveniada com o Sistema Único de Saúde), o governo estadual ressaltou que a decisão não se aplica ao paciente cardíaco ou oncológico de maior gravidade.

A decisão foi tomada para evitar o esgotamento da rede pública de assistência. Na última semana, Minas registrou aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela Covid-19.

“A medida tem como objetivo minimizar a sobrecarga no sistema de saúde para o atendimento de pacientes com covid-19. A ação também vai permitir que a secretaria tenha mobilidade no planejamento estratégico de readequação e redistribuição de pacientes, equipes médicas e equipamentos para regiões em que a incidência da doença está maior”, afirmou o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), João Pinho.

Microrregiões

Vermelha

Micro de Piumhi: Capitólio, Doresópolis, Piumhi, São Roque de Minas;

Amarela

Micro de Bom Despacho: Bom Despacho, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Moema, Serra da Saudade;

Micro de Divinópolis: Araújos, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Itapecerica, Perdigão, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste;

Micro de Itaúna: Itaúna, Itaguara, Itatiaiuçu, Piracema;

Micro de Oliveira: Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Oliveira, Passa Tempo, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula;

Micro de Pará de Minas: Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Pitangui, São José da Varginha;

Micro de Formiga: Bambuí, Córrego Danta, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Medeiros, Pains, Pimenta;

Verde

Nenhuma micro está na Onda Verde, segundo atualização desta semana, feita pelo Estado.

Fonte: G1

COMPATILHAR: