O Call Center Mães de Minas (155), criado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para acompanhar e garantir uma gravidez saudável, já cadastrou 5.093 gestantes e 891 mães de crianças de um ano de idade em todo o Estado.
Por meio do Programa Mães de Minas, a ideia é desenvolver um conceito diferente de call center, onde as mulheres são atendidas por ?madrinhas? (nome dado às atendentes), que buscam criar um vínculo com as mães, aproximando-se e estabelecendo uma relação de amizade e confiança. ?São mães atendendo e garantindo o direito de uma gestação saudável para outras mães,? explica o coordenador do call center, Lourival de Almeida Netto.
O call center chega a atender, diariamente, cerca de 500 ligações de mamães e futuras mamães. De acordo com a referência do Mães de Minas na SES, Luciana Ribeiro, o call center funciona como os ?ouvidos? do Sistema Estadual de Saúde, e garante que ?todas as gestantes cadastradas tenham suas consultas de pré-natal acompanhadas?.
Acompanhamento
Após cadastro realizado, a gestante recebe uma ligação antes da consulta para lembrá-la e outra depois da consulta, para saber se está tudo bem, se a consulta aconteceu mesmo e se os exames corretos foram solicitados, garantindo a realização dos mesmos. Dessa maneira, é garantido que toda gestante seja corretamente atendida durante o pré-natal. Caso seja identificada alguma dificuldade no atendimento ou algum risco para a gestação, um profissional do call center entra em contato com os responsáveis para buscar a solução.
Além disso, as futuras e atuais mamães têm à disposição uma verdadeira central de esclarecimento de dúvidas e também de acompanhamento médico, já que também compõem a equipe enfermeiros e médicos. Eles atuam em regime de plantão 24 horas, todos os dias da semana, e podem ser acionados para orientar a gestante, família ou a mãe nos casos de urgência/emergência.
Para outras informações sobre o programa, acesse o site www.maesdeminas.com.br .

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