Mães de alunos que residem nos bairros Ércio Rocha, Geraldo Veloso, Vila Nova das Formigas, Coronel Balbino, Cidade Nova e São Cristovão estiveram no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (3), para reivindicar o transporte escolar para crianças e adolescentes.
De acordo com elas, até o final do ano passado, os estudantes recebiam passagem integral para se locomoverem até escolas de outros bairros ou do centro. Entretanto, o Executivo modificou esse benefício para meia passagem, dificultando que crianças e adolescentes se locomovam por meio do transporte público, por se tratar de famílias de baixa renda. Com isso, se obriga inúmeros estudantes a se deslocarem sob sol ou chuva por até 5 quilômetros até outra escola.
Os seis vereadores da chamada oposição, Cabo Cunha, Mauro César, Juarez Carvalho, Pastor Manoel, Luciano Duque e Arnaldo Gontijo assinaram um ofício que será encaminhado ao Ministério Público, na tarde desta terça-feira (4), solicitando uma intervenção em favor dessas mães. Na correspondência, os edis pedem à Justiça, que sejam tomadas as providências.
Ainda na reunião, a secretária da Câmara ligou para a Prefeitura. A informação foi de que o prefeito estava viajando. Os chamados vereadores de situação se justificaram por não assinarem o ofício. ?Eu não assinei o ofício. Primeiramente, vamos nos reunir com o prefeito para tentar sanar o problema. Lá no Ministério Público, o problema vai ficar por vários dias e esses moradores precisam de solução já. Vou me comprometer a estar juntamente com os demais vereadores lá no Gabinete do prefeito, se caso não resolver eu vou assinar a lista sim?, disse a vereadora Meirinha.
Em entrevista ao jornal, a dona de casa, Aparecida de Melo contou que cerca de dez mães dos bairros Cidade Nova e Balbino Ribeiro se reuniram com o secretário de Educação, Geraldo Reginaldo. ?Eu tenho uma neta que mora comigo. Ela estuda na Escola Normal e não temos condições de pagar essas passaginhas. O Geraldo nos disse que a secretaria não tem dinheiro e que teríamos que arcar com 50% do valor. Ele disse ainda que o caso estava nas mãos da promotora da Infância e Juventude, Clarissa Gobbo. Têm famílias no bairro que tem 3, 4 filhos na escola. São cerca de 180 alunos daqui que estudam em várias escolas do centro. Neste ano, aproximadamente 32 alunos também vão se transferir para escolas no centro. Mesmo assim, essas carteiras não ficaram prontas e as aulas já começaram?.
Ainda de acordo com a moradora, a escola municipal do bairro, Angelita Gomes Pereira, oferece apenas até o 5º ano. ?Eles queriam colocar o 6º ano aqui, mas teria que ser à noite e, praticamente, nenhuma mãe concordou. Eu estive em reunião com o prefeito Moacir e ele disse que não era para se preocupar, pois iriam terceirizar outro veículo. Não temos condições de pagar meia passagem e ainda gastamos com material escolar e uniforme?.
Com a liberação de apenas meia passagem, os alunos ainda precisam pagar R$2,50 por dia de aula, um gasto de R$50 por mês.
Uma reunião entre os vereadores e o prefeito foi agendada para segunda-feira (10), no Gabinete, às 9h, para tentarem sanar o problema.
Em Arcos
A Prefeitura de Arcos está realizando desde segunda-feira (3), o transporte de aproximadamente 500 alunos da rede estadual de ensino.
O transporte escolar urbano foi um compromisso feito pelo prefeito Roberto Alves. O chefe do Executivo se reuniu com os pais e falou sobre a decisão. ?Neste ano vamos transportar alunos dos 5º e dos 6º anos. No próximo ano, vamos estender esse serviço a alunos do 7º também?.
O prefeito disse ainda que quando se trata de investir no ser humano, a administração não medirá esforços para fazer sempre o melhor.

COMPATILHAR: