Dos 54 senadores cujos mandatos se encerram no começo do próximo ano, cerca de 29 devem disputar reeleição para tentar continuar em seus cargos. Em outubro, dois terços das cadeiras no Senado serão renovadas, o que ocorre a cada oito anos. Um terço dos mandatos, que são dos senadores eleitos em 2006, termina no começo de 2015. Por conta disso, cada eleitor terá que votar, em outubro próximo, em dois candidatos para a Casa.
Dos 81 senadores, 28 não registraram candidatura a cargo nenhum ? 18 deles porque têm mandato até 2015 e 10 com mandatos terminam neste ano, mas não vão concorrer a nenhuma função eletiva. O prazo para registro das candidaturas terminou no dia 5 de julho e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda vai divulgar os nomes de todos os candidatos.
Quatro senadores cujos mandatos terminam no começo de 2011 são candidatos ao governo de seus Estados – Aloizio Mercadante (PT), de São Paulo; Hélio Costa (PMDB), de Minas Gerais; Ideli Salvatti (PT), de Santa Catarina; e Osmar Dias (PDT), do Paraná. O senador Flávio Arns (PSDB), será candidato a vice na chapa encabeçada por Beto Richa, do mesmo partido, ao governo do Paraná.
Outros cinco senadores tentam continuar no Congresso, mas na Casa ao lado, a Câmara dos Deputados. Em alguns casos, por conta do acordo entre as legendas nos estados e, em outros, para dar lugar a outro nome.
Por outro lado, de acordo com informações do TSE, concorrerão a vagas no Senado nas eleições de 2010 onze candidatos que até o começo do ano governavam seus Estados. Eleitos em 2006, eles deixaram seus cargos para tentar ocupar uma cadeira no Senado. São eles: Eduardo Braga (AM), Waldez Goes (AP), Aécio Neves (MG), Blairo Maggi (MT), Wellington Dias (PI), Vilma Faria (RN), Ivo Cassol (RO), Alcides Rodrigues (GO) e Roberto Requião (PR). Também eleitos governadores em 2006, devem concorrer ao Senado Cássio Cunha Lima (PB) e Marcelo Miranda (TO). Eles tiveram seus diplomas cassados pelo TSE e deixaram os mandatos antes de completá-los.

COMPATILHAR: