Da Redação

A Secretaria de Saúde de Formiga divulgou, a partir do pedido do Últimas Notícias, os índices de vacinação das duas primeiras etapas de imunização contra a gripe no município

De acordo com as informações, até terça-feira (12), haviam sido administradas 12.133 doses. A cobertura vacinal dos dois primeiros grupos (idosos e profissionais da saúde), superou os 100%, de acordo com o número estimado de pessoas a serem vacinadas. O Ministério da Saúde preconiza que 95% de cada grupo vacinal seja imunizado.

   A segunda fase foi voltada para povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos inseridos em medidas socioeducativas; detentos e funcionários do sistema prisional. Desses grupos não foi divulgado o público alvo, apenas o número de doses de vacinas administradas.

Confira os números da cobertura vacinal em Formiga

– Trabalhador da Saúde: A previsão do município era de que 1.165 doses fossem direcionadas a esses profissionais, porém, 1.292 pessoas desse grupo foram imunizadas, chegando a uma cobertura de 110,90% do público alvo.

Idosos: A população para ser vacinada é 9.060, porém, 9.927 idosos receberam a dose da vacina; uma cobertura de 109,57%.

Outros grupos: Funcionários do Sistema Prisional: 69 vacinados. Forças de Segurança e Salvamento: 103 pessoas vacinadas. Caminhoneiros: 183 doses administradas. Trabalhadores de Transporte Coletivo: 54. Pessoas com deficiência:  9 vacinadas. Professores: 6 vacinados.

Próximas etapas

Na segunda-feira (11), foi iniciada a terceira etapa da campanha voltada para pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e mães no pós-parto até 45 dias. 

De 18 de maio a 5 de junho receberão as doses professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos.

Desses grupos os números de vacinados até terça-feira são: 

– Crianças de 6 meses até 5 anos 11 meses e 29 dias: O público a ser vacinado é de 3.892 crianças, com o início da campanha, até então 232 crianças foram imunizadas.

– Gestantes:  População a ser vacinada é 514 mulheres. 29 delas já tomaram a dose da vacina.

– Puérperas: A população a ser vacinada é de 84 mulheres e duas doses foram aplicadas.

– Adultos de 55 a 59 anos: A população a ser vacinada é 3.568 pessoas. Dessas, 787 já foram vacinadas. 

                Para receber as doses é preciso apresentar o cartão de vacinação e o cartão do SUS. No caso de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, professores, profissionais da saúde e pessoas com deficiência, será necessário apresentar documentos que comprovam a atividade ou condição.

                Para orientações sobre os atendimentos (distribuição de senhas ou agendamentos) os cidadãos deverão ligar no Posto de Saúde do bairro onde residem.

COMPATILHAR: