No sábado (14), foi realizado o ?Programa Cidadão Rural?, em Formiga. Foram contabilizados mais de 1.700 atendimentos gratuitos na comunidade rural de Albertos, que também atendeu às comunidades vizinhas. Ao longo do dia, cerca de 400 pessoas usufruíram de atividades como: cidadania, saúde, educação, cultura, esporte e lazer.
Os organizadores do evento em Formiga informaram que estiveram presentes no programa moradores das comunidades de Albertos, Martins, Cunhas, Teodoro, Nova Zelândia, Timboré, Cerrado e São Pedro.
Só na área de cidadania, foram contabilizados 460 atendimentos, sendo emitidas 138 fotografias, 88 carteiras de identidade, 48 CPFs, 48 carteiras de trabalho, 20 títulos de eleitores e 10 registros de nascimento. Além disso, foram realizados seis casamentos civis e houve 92 solicitações de documentos de assistência social.
A área de saúde totalizou 813 procedimentos, entre eles 243 aferições de pressão arterial, 171 exames de vista, 171 testes de glicemia, 69 atendimentos para campanha de saúde bucal, 43 de óticas, 38 avaliações de postura e orientações gerais, 25 vacinações de adultos e crianças, 21 cortes de cabelo, 16 imunizações em animais e 16 pedidos de exames.
Durante o evento, também houve a distribuição de 70 sementes e 30 mudas, além de 14 orientações sobre políticas rurais e Bolsa Família. Ainda foram servidas 150 refeições, 287 lanches e mais de 310 pessoas participaram da ?Rua de Lazer?, gincanas e dos serviços de educação e cultura, incluindo shows e projetos de leitura. Ao todo, 157 voluntários trabalharam no programa.
Para o gerente regional do Senar em Passos, Rodrigo de Castro Diniz, o evento atendeu às expectativas, principalmente pelo desempenho do Sindicato Rural. ?O Cidadão Rural foi um momento em que o Sindicato Rural de Formiga marcou presença como instituição importante para a população rural do município. Atendeu às expectativas, tanto pelo perfil da população atendida quanto pela qualidade da organização do evento?, avaliou.
Para os representantes do sindicato, também foi um sucesso o ?Programa Cidadão Rural?. ?O evento atendeu às nossas expectativas e foi muito elogiado pelo Tribunal Regional Eleitoral e do Trabalho. Todo mundo saiu satisfeito e já estamos esperando o próximo?, disse a mobilizadora do Sindicato, Rosa Gontijo de Faria.

COMPATILHAR: