Um projeto inédito em Formiga está movimentando crianças e adolescentes em alguns bairros da cidade, incentivando a prática de esportes e diminuindo os riscos sociais. O professor Fabiano Souza, da Associação Águia Dourada, procurou alguns parceiros para, juntos, desenvolverem, um projeto de aulas de judô gratuitamente, por meio de uma Parceria-Público-Privada (PPP).
Atualmente, o projeto está sendo desenvolvido no bairro Vargem Grande, na Escola Municipal Benedita Gomide Leite; na Lajinha, na Escola Municipal Célia de Melo Eufrásio, e na comunidade rural de Cunhas.
Segundo Fabiano Souza, na Vargem Grande estão inscritos 157 participantes. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, de 18h30 às 20h para as crianças de 5 a 11 anos de idade, ministradas pelo professor Geovane Stelzer, e de 20h às 22h para os adolescentes de 12 a 17 anos, sob a orientação do professor Donizete Silva.
Na Lajinha são 80 inscritos. As aulas acontecem também às terças e quintas, nos mesmos horários, ministradas pelos professores Bruno Rodrigues e Gleidson Nascimento e na comunidade de Cunhas são cerca de 20 participantes, que assistem às aulas de judô aos sábados, das 14h às 16h, na antiga Escola Municipal Antônio Augusto da Costa Leite.
Em breve, o projeto atenderá a crianças e adolescentes do bairro Cidade Nova, na Escola Municipal Angelita Gomes Pereira. O tatame já deve ser colocado na escola em meados de setembro. Outro local que receberá o projeto é o Distrito Turístico de Pontevila, na Escola Municipal Florêncio Rodrigo Nunes, mas ainda não há previsão para o início das aulas nesses dois lugares.
Fabiano Souza conta que tem o apoio e parcerias com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Vara da Infância e da Juventude, Câmara Municipal, Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
Por meio dessas parcerias, as crianças e adolescentes recebem os quimonos gratuitamente. A ideia surgiu em uma conversa entre o secretário de Educação, Geraldo Reginaldo, o secretário de Comunicação, Túlio Fonseca, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Richard Fernando da Silva, e o professor Fabiano Souza que ressalta ser um projeto com foco nas Olimpíadas de 2016 no Brasil.
De acordo com o professor, os locais onde o projeto está sendo desenvolvido já foram visitados por representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Comissariado de Menores, além das visitas de vereadores, do juiz da Vara da Criança e do Adolescente, Richard Silva, de Joice Alvarenga, enquanto assumia o posto de secretária de Desenvolvimento Humano, e da Polícia Militar, por meio do Cabo Carlos (Caiçara), que ministrou palestra para os participante para falar sobre a prevenção às drogas.

COMPARTILHAR: