Mais de 90 pessoas foram presas nessa terça-feira (10) durante uma grande operação da Polícia Civil em todo o Estado do Rio de Janeiro contra agressores de mulheres. Todos os mandados expedidos foram cumpridos e um suspeito foi preso em flagrante. 

Entre os presos está um policial militar que havia sido condenado em 2012 após matar esfaqueada a companheira que estava grávida. À polícia ele contou que cometeu o crime porque o filho iria atrapalhar o relacionamento. 

A delegada Sandra Ornelas, que comanda a operação, contou a importância das mulheres não esperarem a violência física para denunciarem seus agressores. “A violência ocorre em ciclos, a cada momento em que esse autor pratica violência, depois se arrepende, pede perdão e retoma a relação, a tendência é que as violências se repitam e se repitam em velocidade diferenciadas e de gravidade também diferenciadas”, explica. 

A operação acontece no mês em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos no combate à cinco tipos de agressão: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. 

Segundo a polícia, entre março e dezembro do ano passado mais de 250 mulheres foram vítimas de violência por dia no Estado do Rio. Cerca de 45 mil crimes foram registrados na Lei Maria da Penha e quase 75% dos casos ocorreram dentro de casa.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: