O professor Rodrigo Vinícius Ferreira é o mais novo mestre do Unifor-MG. Ele concluiu o mestrado pela Unifran (Universidade de Franca) no dia 2 de fevereiro. O curso foi em Promoção de Saúde, na linha de pesquisa Subsídios para a implementação de ações, políticas e avaliação de estratégias em Promoção de Saúde.

A dissertação tem como título “Resposta cardiorrespiratória de crianças submetidas ao teste progressivo máximo”. A banca de defesa foi composta pelos professores: Dr. Hugo Tourinho Filho (USP), Dra. Helena Vassimon (Unifran) e pela orientadora e presidente da banca, Dra. Marisa Brunherotti.

Segundo Rodrigo Vinícius Ferreira, a capacidade cardiorrespiratória tem se mostrado um importante indicador de saúde, especialmente em crianças, fornecendo informações importantes sobre os hábitos e estilo de vida. “Estudos envolvendo a capacidade cardiorrespiratória colaboram em estratégias de proteção a grupos específicos, uma vez que níveis baixos desse indicador são associados ao aparecimento de vários agravos à saúde, como a obesidade por exemplo. Portanto, o objetivo da pesquisa foi avaliar a capacidade cardiorrespiratória de crianças submetidas ao teste progressivo máximo por meio de alguns indicadores como: VO2máx, frequência cardíaca, peak flow meter, frequência respiratória e força abdominal”, explicou.

“É de grande importância a conquista dessa titulação, pois o conhecimento adquirido em todo o curso e, principalmente, no desenvolvimento da minha pesquisa e defesa da mesma se reverte em qualidade aplicada no dia a dia junto aos nossos alunos do Unifor-MG. E este crescimento profissional e pessoal só foi possível graças ao apoio do Unifor-MG, que nos proporciona o que há de melhor para exercemos a docência com dignidade”, salientou o novo mestre da Instituição.

Rodrigo Vinícius Ferreira é graduado em Educação Física pelo Centro Universitário de Formiga e especialista em Treinamento Esportivo. Ele leciona nos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura do Unifor-MG, nas disciplinas de: Cinesiologia, Biomecânica, Treinamento Esportivo I e II, além de Ginástica de Academia I e II. Também é docente em cursos de pós-graduação.

 

Fonte: Unifor-MG||

Comentários