O Unifor-MG tem em seu corpo docente um grande número de professores com títulos de mestres e doutores. Mais uma professora passou a integrar o quadro de mestres neste segundo semestre de 2013.
A professora Suênya Thatiane Souza de Almeida concluiu o curso em setembro deste ano ao defender a dissertação com o tema ?Os desafios e possibilidades do estágio supervisionado: contribuição da supervisão acadêmica qualificada voltada para a práxis social?. O mestrado foi cursado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp – Franca/SP.
De acordo com a nova mestra do Unifor-MG, o objetivo da pesquisa foi fazer uma reflexão crítica acerca da supervisão acadêmica de estágio, seu papel na formação profissional do discente e a necessidade em estabelecer uma interlocução entre os três sujeitos envolvidos nesse processo: discente/estagiário ? supervisor de campo ? supervisor acadêmico, ressaltando os novos desafios apresentados à profissão em uma perspectiva ampla de atuação e enfrentamento das questões postas para o desenvolvimento da prática consciente e eficaz, embasada numa formação qualificada.
Ainda segundo Suênya Thatiane Souza de Almeida, o estudo configurou-se como analítico e crítico, de caráter qualitativo como procedimento de análise a partir do campo pesquisado, sendo este o Centro Universitário de Formiga. Fizeram parte como sujeitos da pesquisa 16 discentes do curso de serviço social dos 6º e 8º períodos do ano de 2012, a coordenadora do curso, a coordenadora de estágio, dois supervisores de campo e a supervisora acadêmica.
A professora leciona no curso de serviço social. As disciplinas são: orientação de estágio II e IV, fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social IV e orientação de trabalho de conclusão de curso.
?A conclusão do mestrado foi mais uma etapa vencida em minha vida profissional que almejei com muita expectativa e também muita luta, pois, confesso que não foi nada fácil conciliar os trabalhos com o estudo. Mas o resultado é gratificante e vale muito a pena. Todo esse processo contribuiu significativamente para o meu crescimento profissional bem como irá contribuir também para o melhor desempenho como docente nas atividades desenvolvidas no Unifor-MG. Ainda mais pelo fato de esta Instituição ter sido o meu objeto de pesquisa. Sendo assim, todos os resultados obtidos na mesma servirão para aplicá-los na minha prática docente e dos meus colegas?,

COMPATILHAR: