Manifestantes foram às ruas de Londres para protestar contra a visita oficial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (4). Eles se concentraram na Trafalgar Square e próximo ao Parlamento.

O balão inflável que representa Trump de fraldas, com um topete e com um celular na mão voltou a ser utilizado pelos manifestantes. O boneco, que ficou conhecido como “Baby Trump”, causou polêmica na primeira viagem de Trump ao Reino Unido, em julho de 2018.

Balão ‘Baby Trump’ sobrevoa um manifestante durante protesto contra o presidente americano, Donald Trump, nesta terça-feira (4), em Londres — Foto: Alkis Konstantinidis/ Reuters

Mal-estar com prefeito

De acordo com o portal G1, a decisão do prefeito de Londres, Sadiq Khan, de liberar a utilização do inflável foi interpretada como uma hostilidade por parte dos apoiadores do presidente americano.

Khan, que é do Partido Trabalhista, criticou a recepção ao presidente americano com todas as honras de uma visita de Estado e voltou a ser criticado pelo presidente americano pouco antes de chegar ao Reino Unido na segunda-feira (3).

“Sadiq Khan, que faz um péssimo trabalho como prefeito de Londres, tem sido de modo insensato ‘desagradável’ com o presidente dos Estados Unidos, de longe o aliado mais importante do Reino Unido. Ele é um total perdedor que deveria se concentrar no crime em Londres, não em mim”, declarou.

Nesta terça, o prefeito disse à CNN que não ficou ofendido com as declarações de Trump. “Este é o tipo de comportamento que eu esperaria de um garoto de 11 anos. Ele precisa decidir como se comporta. Não me cabe responder de maneira semelhante”, afirmou.

Acordo comercial substancial’

Nesta manhã, Trump disse que espera alcançar um “acordo comercial muito substancial” com o Reino Unido após a saída dos britânicos da União Europeia (UE). A declaração foi dada ao lado da primeira-ministra britânica, Theresa May, e de empresários britânicos e americanos neste segundo dia de visita de Trump a Londres.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participa de encontro com a primeira-ministra britânica, Theresa May, nesta terça-feira (4) — Foto: Mandel Ngan / AFP

May abriu a discussão falando sobre a intenção de garantir um “acordo de comércio bilateral” com os Estados Unidos, algo que a o Reino Unido tenta fazer enquanto negocia o Brexit. “Acho que há grandes oportunidades para aproveitar”, declarou May.

“Acredito que teremos um acordo comercial muito, muito substancial”, afirmou Trump.

Trump também fez referência à saída de May do poder, que acontecerá na sexta-feira (7), e a parabenizou por ter feito um “trabalho fantástico”. “Eu não sei exatamente qual é o seu tempo, mas fique por perto, vamos fazer esse acordo [comercial]”, disse a ela.

Nesta terça, ele participa também de um encontro com Theresa May, em Downing Street, a residência oficial da premiê.

Primeiro dia de visita

Donald Trump chegou nesta segunda-feira (3) a Londres para uma visita de três dias ao Reino Unido. Ele foi recebido pela rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham, onde participou de um almoço com membros da realeza e, mais tarde, de um banquete.

A visita de três dias de duração ocorre no âmbito das comemorações do 75º aniversário do “Dia D”, quando as forças aliadas invadiram a Normandia ocupada na Segunda Guerra Mundial, iniciando o que se considera como o princípio do fim do domínio nazista na Europa.

Rainha Elizabeth II cumprimenta o presidente dos EUA, Donald Trump, ao chegar ao Palácio de Buckingham, em Londres, nesta segunda-feira (3) — Foto: Victoria Jones / Reuters

Durante o primeiro dia em Londres, o presidente americano também visitou a galeria de arte do palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster, onde o presidente depositou uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: