Nesta terça-feira (29), comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a Associação Mão Amiga, entidade que luta contra o câncer em Formiga e região, lança alerta sobre o consumo do fumo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de mortes evitável no mundo. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que 10% dos fumantes chegam a reduzir suas expectativas de vida em 20 anos.

De acordo com o cardiologista Giovanny Justiniano Salazar, médico que atende gratuitamente aos assistidos da associação, os riscos são nocivos à saúde: “O consumo de derivados do tabaco causa, aproximadamente, 50 tipos de doenças, principalmente, as cardiovasculares, como a angina, infarto, doenças respiratórias como enfisema e bronquite, além do câncer. Essas doenças são as principais causas de óbitos por doenças no país, sendo o câncer de pulmão a primeira causa de morte por câncer”, explicou.

O especialista atende os assistidos pela Mão Amiga uma vez por semana (Foto: Divulgação)

De acordo com o especialista, o hábito de fumar causa impotência sexual no homem e no caso das mulheres, complicações na gravidez, além disso, provoca aneurismas arteriais, úlceras do aparelho digestivo, osteoporoses e tromboses.

“Sabemos que prevenir é melhor que remediar, por isso entramos na luta contra o combate ao fumo. Para fazer valer a ação em nossa cidade, convidamos os formiguenses a se conscientizarem com relação aos malefícios do fumo e a deixarem de vez o consumo do tabaco”, acrescentou a presidente da Associação Mão Amiga, Rita de Cássia Pereira Rocha.

COMPATILHAR: