Entre os milhares de assistidos pela Mão Amiga com cadastro ativo, cerca de 110 são acamados e requerem acompanhamento terapêutico a nível domiciliar. Assim, a associação implementou há um ano, o “Cuidar amigo”, cuja abordagem visa a melhoria da qualidade de vida dos assistidos e seus respectivos familiares que enfrentam uma doença grave. Desde então, uma equipe multidisciplinar desenvolve o trabalho assistencial domiciliar por meio da prevenção, do alívio do sofrimento, tratamento da dor e outros problemas físicos, emocionais, sociais e espirituais.

A equipe é composta por médica, nutricionista, enfermeira, psicanalista e conselheira espiritual, todos voluntários, e realizam visitas domiciliares aos assistidos com diagnóstico de doenças incuráveis ou estágio avançado. A equipe Mão Amiga trata os sintomas e ajuda os cuidadores e familiares por meio de um suporte especializado.

“Nos cuidados paliativos, cuidar das emoções do paciente e de sua família torna-se tão importante quanto os próprios cuidados físicos. O autocuidado, a autocompreensão, e a autonomia são trabalhados com os assistidos e todos os envolvidos no processo de cuidado. Valorizando os desejos do paciente e de seus entes”, acrescentou Manoela Sobreira Sodré, enfermeira voluntária e idealizadora do projeto.

Visitas da equipe “Cuidar Amigo” da Mão Amiga podem ser agendadas, interessados podem procurar a entidade que fica na Rua Marechal Deodoro, 354, Centro. O telefone para mais informações é o 3322 3291.

 

Fonte: Mão Amiga||
COMPATILHAR: