A Secretaria de Desenvolvimento Humano recebeu do Governo Federal, por meio do Projeto Minha Casa, Minha Vida, 14 máquinas de costura, sendo 10 retas, dois overloques e duas galoneiras.
Desde que foram adquiridas, no fim do ano passado, as máquinas, que estão em bom estado de conservação, estão guardadas no almoxarifado da Prefeitura, sem nenhuma utilidade.
Adquiridas com recursos federais, as máquinas poderão ser devolvidas para serem utilizadas em municípios onde há interesse de implantar os cursos, o que não ocorreu em Formiga.
O maquinário deveria ser utilizado como parte do Plano de Intervenção de Trabalho Técnico Social, o qual se resume na execução de cursos como forma de geração de trabalho e renda, com o propósito de capacitar os beneficiários do programa, tendo como foco a inserção no mercado de trabalho.
O projeto deveria ser desenvolvido nos residenciais Vila Nova das Formigas, Geraldo Veloso e futuramente no Tino Pereira. Porém, os bairros que não contam com posto de saúde, posto policial e centro de educação infantil, também não possuem condições estruturais para sediar os cursos.
Procurada para falar sobre a possível devolução do maquinário, a administração enviou nota afirmando que já está providenciando, em parceria com a empresa responsável pela construção dos residenciais, um local para realizar o curso que contará com vagas para 20 pessoas, com período de duração de 3 meses. Inclusive o assunto foi pauta de uma reunião entre as partes na manhã de quinta-feira (27).
A nota diz ainda que a intenção é encontrar um local no entorno dos residenciais, uma vez que, após o término dos cursos, as máquinas serão doadas para que seja formada uma associação.

No Alto do Pequi
Em projeto semelhante, no ano de 2011, cerca de 20 mulheres participaram do curso de costura industrial no barracão da Associação dos Moradores do bairro Alto do Pequi.
A administração passada adquiriu 12 máquinas industriais e contratou uma professora de costura com recursos financeiros oriundos do Programa Bolsa Família. A associação emprestou o local para as aulas e a Unimed Alto São Francisco doou materiais de construção para o término do barracão para a realização do curso de costura.

COMPARTILHAR:

Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA