O primeiro depoente da CPI da Saúde será o vereador Cid Corrêa Mesquita/PR, que é o denunciante. Ele fez a indicação para que os vereadores investiguem a má gestão da Secretaria Municipal de Saúde com o agravamento do atendimento à população em geral.
A CPI é presidida pelo vereador José Gilmar Furtado/DEM, tem Eugênio Vilela/PV como relator e Edmar Ferreira/PT como membro.
Polêmica na CPI
Os membros da CPI foram designados no dia 10 de agosto, quando o presidente da Câmara, Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB), deferiu o requerimento 083/2009, datado do dia 7 de agosto, no qual diz que os vereadores ali assinados, na qualidade de líderes de seus respectivos partidos, deliberaram por cinco votos a referida composição da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde.
Assim, a CPI já surgiu problemática, isso porque, praticamente dois meses depois de instaurada, os vereadores ainda não chegaram a um consenso. Dos 10 vereadores formiguenses, quatro não assinaram o requerimento para a instauração da CPI (Gonçalo Faria/PSB e os peemedebistas Mauro César, Moacir Ribeiro e Rosimeire Mendonça).
Entretanto, os vereadores Gonçalo Faria e Moacir Ribeiro indicaram seus nomes por meio de oficios para comporem a comissão. O pedido deles foi indeferido pelo presidente Dr. Reginaldo, que já havia designado a equipe acima mencionada.
Por diversas vezes, os vereadores Gonçalo Faria e Moacir Ribeiro questionaram a forma como a comissão foi designada, segundo eles às escuras, pois, mesmo não tendo assinado o requerimento, eles garantem ter o direito de acordo com o Regimento Interno de participarem da CPI, principalmente o PMDB, que é a maior bancada na Câmara.
Na reunião da última segunda-feira (5), Moacir Ribeiro falou que existem coisas erradas na Câmara e citou como exemplo a indicação da CPI. O vereador protestou que até hoje não recebeu a resposta do presidente sobre seu direito de integrar a comissão.
Questionado sobre o assunto, Dr. Reginaldo ressalta que os requerimentos ainda estão em análise pela assessoria jurídica da Câmara e voltou a repetir que pode até ser legal, mas é imoral os vereadores que não assinaram o requerimento quererem participar da CPI. O presidente comenta ainda que eles estariam apenas querendo tumultuar e atrapalhar os trabalhos.

COMPATILHAR: