Na semana passada, começaram a chegar na cidade os materiais que serão usados na canalização do esgoto dos rios em Formiga. De acordo com o assessor geral do Saae, Baldomiro Santos, já chegaram aproximadamente 10 quilômetros de tubos e tampões.
De acordo com o assessor, os trabalhos devem ser iniciados no dia 3 de janeiro. ?O engenheiro responsável pelas obras nos informou que no sábado (1º) chegarão duas máquinas retro-escavadeira e, já na segunda-feira, as obras serão iniciadas? , afirma. Os trabalhos começarão na avenida Pimenta da Veiga, no bairro Engenho de Serra.
Baldomiro Santos disse também que a empresa já contratou oito funcionários e outros 30 ainda serão contratados na segunda-feira. Interessados nas vagas de pedreiro, servente de obras e carpinteiro devem comparecer ao escritório da empresa, à rua Olímpio Avelar, s/n, bairro Engenho de Serra.
A obra
Os recursos para a realização das obras são do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Câmara Municipal aprovou o projeto que autoriza a suplementação orçamentária no dia 29 de março deste ano. Os recursos, na ordem de R$ 10 milhões, serão liberados por convênio com a Caixa Econômica Federal. A contrapartida da Prefeitura será de R$528.364,50.
Nesta próxima etapa serão construídos interceptores, emissários e estação elevatória, sendo 19.175 metros de rede de interceptores de esgoto, 1.281 metros de rede de emissários de esgoto e uma estação elevatória de esgoto, com intervenções em vários bairros, às margens dos rios e córregos da cidade.
Serão construídos os interceptores e emissários do Rio Formiga e dos afluentes, como rio Mata Cavalo, córregos Cidade Jardim, do Matadouro, do Engenho de Serra, do Romualdo e parte do Bela Vista, os mesmos correspondem a 70% (20,5 km) da extensão total de todos os interceptores a serem implantados na cidade, que giram, conforme projeto, em torno de 30,5 km. Sendo que ficarão 5,5 km de interceptores a serem construídos em uma terceira etapa.
No final de novembro, o juiz Ramon Moreira deferiu a liminar e suspendeu a decisão do prefeito Aluísio Veloso de interromper a execução da obra de canalização do esgoto lançado nos rios da cidade. A obra estava suspensa desde julho, devido a um possível documento falso apresentado durante o processo licitatório, que teve como vencedora a Soenge Construtora. Em outubro, a Prefeitura suspendeu o contrato com a empresa.
O juiz argumentou que a suspensão do contrato não está vinculada a erro de execução dos serviços, mas sim a possível irregularidade no processo licitatório. A Prefeitura decidiu acatar a decisão do juiz e não irá recorrer.

COMPATILHAR: