A Igreja Matriz São Vicente de Férrer, localizada no Centro de Formiga, possui o 3º maior órgão de tubos de Minas Gerais.

O elemento musical foi instalado em 1937. Quem o encomendou foi padre Remaclo Fóxius, entusiasta da música. e do músico austríaco de Franz Stangelberger.

O órgão foi construído com madeiras de uma fazenda em Pains. O funcionamento do instrumento musical, se dá pelo ar que percorre pelos os tubos e assim define o som do instrumento.

Localizado na Igreja Matriz, atualmente o instrumento faz parte das missas aos sábados e alguns domingos pela manhã, e, em 2004, se tornou um patrimônio histórico do município, sendo tombado no mesmo ano.

O órgão se encontra no coro da igreja do lado oposto do altar, contendo 10 m de altura, sendo um dos poucos que ainda funciona no estado de Minas Gerais.

As visitas estão abertas para quem quiser conhecer o patrimônio, basta agendar no escritório Paroquial da igreja na Praça São Vicente Férrer, número 27. O telefone para contato é (37) 3322-2131.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: