De 30 de outubro a 5 de novembro Formiga vivia uma semana de tranquilidade com relação à pandemia do novo coronavírus. Naquele período apenas 14 casos haviam sido confirmados.

Desde então, os casos dispararam e vêm sendo superados semana após semana (de 6 a 12 de novembro: 45 casos – 13 a 19 de novembro: 63 casos – 19 a 29 de novembro: 68 casos – 27 de novembro a 3 de dezembro: 119 casos – 4 a 10 de dezembro: 140 casos – 11 a 17 de dezembro: 182 casos). De lá pra cá, os casos subiram de 906 para 1.622 – 716 casos a mais.

Além de quase duas centenas de confirmações na última semana, quatro óbitos foram registrados, sendo três deles em menos de 24 horas, fazendo deste período mais uma vez, a pior da pandemia na cidade, até agora.

A situação levou à publicação de mais um decreto por parte da administração municipal, com restrições para alguns setores da economia (veja matéria completa na página 6).

Ainda segundo dados da semana, foram registradas 50 curas e 528 descartes por meio de exame.

Óbitos

De sábado passado (12) até na quarta-feira (16), foram registrados quatro óbitos em Formiga. Até o momento, 27 pessoas perderam a vida em decorrência da doença, nove somente no mês de dezembro.

Na madrugada de quarta foi registrado o óbito de uma idosa de 95 anos, que estava internada na Santa Casa e tinha hipotireoidismo como comorbidade.

Um idoso de 83 anos faleceu na noite de terça-feira (15). Ele tinha alzheimer, sequela de Acidente Vascular Cerebral e estava em tratamento contra o câncer. O homem estava internado na UTI em Campo Belo.

Também na noite de terça, foi registrado o óbito de uma paciente formiguense que estava internada na UTI da Santa Casa. Ela tinha 76 anos.

Já no sábado, faleceu um homem de 60 anos. Ele estava internado na UTI da Santa Casa de Formiga há vários dias. A vítima tinha hipertensão como comorbidade.

O paciente que veio à óbito havia perdido um familiar próximo no dia 1º deste mês também por causa da doença.

Homenagem

Um grupo de formiguenses se organizou, no sábado (12), para realizar um ato em homenagem às vítimas e também para alertar a população quanto ao aumento de casos.

As homenagens foram registradas e viraram um pequeno vídeo que se espalhou pelas redes sociais.

Cada pessoa que perdeu a vida foi representada por uma cruz. Os locais escolhidos para a homenagem foram o Cristo Redentor, o Recanto Marlene Duarte, nas proximidades da Praia Popular e a Matriz São Vicente Férrer.

COMPATILHAR: