Um estudo publicado na revista científica Canadian Medical Association Journal (CAMJ), n o dia 4 deste mês e, realizado com 8 mil pessoas que, em geral, não têm problemas cardíacos, mostrou que o uso da molécula vareniclina – comercializada com o nome Champix, pela Pfizer, para quem deseja parar de fumar -, está associado a um risco crescente de 72% das hospitalizações por acidentes cardiovasculares graves como um ataque ou uma arritmia cardíaca.
De acordo com o estudo, o medicamento apresenta riscos cardiovasculares significativos. O laboratório Pfizer, que comercializa o produto, criticou a pesquisa. Em comunicado, o professor Curt Furberg, principal autor do estudo, disse saber que há anos que o Champix é um dos medicamentos com receita mais perigosos do mercado norte-americano, basta observarmos os efeitos colaterais declarados.
Segundo Furberg, o medicamento provoca perdas de memória, transtornos visuais, suicídios, estados de violência ou depressão e agrava os casos de diabetes, além dos problemas cardiovasculares graves que foram agregados com o estudo.
A Pfizer rejeitou as acusações e criticou o método do estudo, especialmente a maneira em que foram contados e classificados os acidentes cardiovasculares.

COMPATILHAR: