A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) enviou 10.800 caixas de diazepam – remédio integrante do “kit intubação” – , para hospitais de oito municípios do Centro-Oeste. Os remédios são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da Covid-19.

Receberam os medicamentos hospitais de Divinópolis, Dores do Indaiá, Formiga, Lagoa da Prata, Itaúna, Pará de Minas, Nova Serrana e Santo Antônio do Monte. 

Segundo a SES-MG, os insumos são direcionados para instituições que se encontram com níveis de disponibilidade dos medicamentos considerados críticos. Os sedativos desta remessa são suficientes para cobertura de três dias.

Diazepam

CidadeHospitalQuantidade
DivinópolisFundação Geraldo Côrrea – Complexo de Saúde São João de Deus2.900
Dores do IndaiáSanta Casa de Misericórdia450
FormigaHospital de Campanha Covid2.900
ItaúnaCasa de Caridade Manoel Gonçalves de Sousa Moreira1.450
Lagoa da PrataFundação São Carlos300
Nova SerranaHospital São Vicente de Paula500
Santo Antônio do MonteSanta Casa850
Pará de MinasIrmandade Nossa Senhora da Conceição1.450

Monitoramento

A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz o levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares.

Também é monitorado o abastecimento de fármacos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.

O procedimento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.

Fonte: G1

COMPATILHAR: