Médicos do Hospital Saint Vincent’s de Sydney, na Austrália, anunciaram ontem que conseguiram transplantar corações que haviam deixado de bater, um avanço que pode revolucionar o mundo da doação de órgãos.
Até o momento, os médicos utilizavam apenas corações que permaneciam com batimentos, procedentes de doadores com morte cerebral. Mas, na nova pesquisa, os cirurgiões do Hospital Saint Vicent?s conseguiram desenvolver uma técnica para ?ressuscitar? órgãos que estavam parados por até 20 minutos.
?Sabíamos que durante um certo tempo o coração pode ser reanimado, assim como outros órgãos, e agora tivemos a capacidade de reanimá-lo com uma máquina para depois realizar o transplante?, explicou à Agência France Presse o cirurgião Kumud Dhital, professor associado da Universidade de New South Wales de Sydney.
Funcionamento
De acordo com a agência de notícias francesa, a nova técnica consiste em transferir o coração do doador a uma máquina portátil, na qual o órgão é mantido em uma solução de conservação, ressuscitado e permanece aquecido até o transplante.
O diretor médico da unidade de transplantes de coração do Saint Vicent?s, Peter MacDonald, explicou à France Presse que ?o uso de corações doados após a morte circulatória do paciente aumentará consideravelmente a disponibilidade desses órgãos para a realização de transplantes?.
?É um grande avanço para reduzir a escassez de órgãos doados?, completou o especialista.
Pacientes
Até o momento, três pessoas receberam esse tipo de transplante. Duas delas se recuperam com normalidade e uma permanece na unidade de terapia intensiva, segundo os especialistas.
Michelle Gribilas e Jan Damen, os dois primeiros pacientes submetidos à nova técnica, estão satisfeitos com o resultado. ?Agora eu sou uma pessoa completamente diferente. Eu sinto que tenho 40 anos. Tenho muita sorte?, disse Michelle, de 57 anos.
Dhital se mostrou otimista a respeito da técnica. ?Eu me atreveria a dizer que nos próximos cinco anos veremos mais e mais transplantes com o novo método?, afirmou o médico.

Flash
O coração foi o terceiro órgão mais transplantado no primeiro semestre de 2014, segundo a Associação Brasileira de Transplantes.

COMPATILHAR: