SAÚDE – Nessa semana a Prefeitura realizou reuniões com médicos do Programa Saúde da Família e com vereadores formiguenses para tratar sobre as questões da saúde no Município. Os profissionais se comprometeram a atingir as metas propostas pela Secretaria de Saúde. Foi decidida também a formação de duas Comissões Especiais, com representantes do Legislativo e do Executivo.

De acordo com os médicos Dr.Luiz Nazareno e Dr. Ronan Rodrigues, cumprindo as exigências da Estratégia da Saúde da Família ? ESF, antigo Programa Saúde da Família, os profissionais fazem visitas domiciliares a pacientes que se encontram acamados. Na tarde desta terça-feira, 04, Dr.Luiz Nazareno, da Unidade de Saúde Básica Dr. Álvaro Bezerra, já estava realizando visitas domiciliares. Segundo ele, a paciente está com anemia aguda pós-transfusão e precisa ser acompanhada de perto. ?As visitas acontecem de acordo com a necessidade de cada paciente e também com a demanda de cada UBS?, comentou.

A paciente disse que já foi atendida em casa por uma outra médica e com o Dr. Nazareno foi a primeira vez. ?Acho ótimo e importante estas visitas. Para mim é mais confortável, principalmente na minha situação. Me sinto muito valorizada?, comentou a paciente.

As visitas aos acamados ou de necessidades especiais são realizadas mensalmente ou de acordo com a demanda das USBs. Os médicos sempre são acompanhados pela enfermeira, técnico ou agente comunitário.

Para o Dr. Ronan Rodrigues de Castro Júnior, um médico atende em média 20 pacientes acamados ou com necessidade especiais, ?isso depende de cada área que atendemos, a minha por exemplo, deve ser em torno de 4000 pessoas, dessas devo ter umas 20 que necessitam da visita em casa. A visita não é somente do médico, gira em torno da equipe do PSF, por isso é importante que toda essa equipe esteja preparada?, ressaltou.

Dr. Ronan comentou sobre a proposta dos médicos. ?Queremos preparar a população através de encontros, palestras ministradas pela classe para informar melhor, este é um trabalho que irá gerar um resultado de parceria com as ações da Secretaria de Saúde. É importante também termos um coordenador para nos orientar e apoiar juntamente com a secretaria. Isso tudo é para melhorar a assistência em Formiga e diminuir a demanda de atendimentos de urgência, inclusive a necessidade de internações hospitalares. Se você tiver hipertensão e diabetes e souber controlar, você diminui a necessidade de leitos hospitalares no município? afirmou Dr. Ronan

COMPATILHAR: