Quatro soldados do Exército dos Estados Unidos estão desaparecidos desde a última terça-feira (25) na Lituânia. Segundo as forças armadas americanas, os militares estavam realizando treinamento tático programado no momento do incidente perto da fronteira com a Bielorrússia. Eles operavam um blindado M88 Hercules, que foi encontrado submerso na água nessa quarta (26).
Equipes de resgate dos EUA e da Otan iniciaram uma megaoperação de busca dos militares na região, que é composta por um pântano. De acordo com o Ministro da Defesa da Lituânia, Dovilė Šakalienė, o veículo foi localizado a mais de cinco metros de profundidade, após uma operação de dreno da água.
Ainda não é possível afirmar se os soldados estão vivos ou mortos. O ministro disse em entrevista que “todos os cenários ainda são considerados possíveis“.
Conforme publicações internacionais, as autoridades lituanas descrevem a operação de busca e resgate como altamente complexa, com “centenas de pessoas” participando. Conforme o Exército dos EUA, o grupo de buscas inclui as próprias forças americanas, as Forças Armadas Lituanas e agências civis.
A embaixadora dos EUA na Lituânia, Kara McDonald, agradeceu ao governo e às autoridades pelo auxílio nas buscas e disse que não descansará “até que nossas tropas sejam encontradas“.
Fonte: O Tempo