É de Vargem Bonita, na Serra da Canastra, o melhor queijo artesanal mineiro, segundo o concurso da A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), que premiou o “Queijo Reinaldo” como o melhor entre os 185 concorrentes. O responsável pela produção é Reinaldo Faria, que foi surpreendido com o 1º lugar no concurso que teve edição especial de 300 anos de Minas Gerais realizado na última semana.

Reinaldo até revela a receita para atingir o sabor que agradou todos os jurados, mas são tantos detalhes que é difícil alcançar a qualidade do produto produzido por ele desde criança, quando ainda acompanhava o pai no ofício.

Untuoso, frutado, com uma leve doçura; essa foi a descrição do queijo apresentada no concurso. A avaliação dos jurados ainda descreveu a iguaria de Reinaldo como perfeição.

Concurso

A Emater reuniu 185 participantes diferentes das regiões de Araxá, Serra da Canastra, Serro, Serra do Salitre, Cerrado, Campo das Vertentes e Triângulo Mineiro. O “Queijo do Reinaldo”, nome da marca do produtor, levou 95 de 100 avaliações dos jurados.

‘Queijo Reinaldo’

Aos 55 anos, Reinaldo lida diariamente com a vida no campo, se dedicando à produção dos queijos, ofício que aprendeu com o pai quando ainda era criança. Atualmente, faz um dos alimentos mais queridos dos mineiros de forma artesanal, com o leite cru. “É um queijo que desde as vacas e a fabricação é feito com carinho mesmo”, destacou.

Sorridente e acolhedor, como todo bom mineiro, Reinaldo passou a seguir fielmente os critérios de boas práticas de produção do queijo artesanal a partir de 1999. Hoje segue à risca as instruções regulamentadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e de fabricação.

“O queijo minas artesanal pra Minas Gerais é questão de cultura. A produção do bom queijo, assim como toda a agroindústria, ela está alicerçada nas boas práticas agropecuárias e de fabricação. Então tem que ter todo cuidado desde de a escolha do rebanho, do cuidado com o rebanho, da sanidade do rebanho, existe todo um manejo”, explicou o técnico da Emater, Edson Gazeta.

A vestimenta, a ausência de contato com o leite, que é tirado minutos antes da fermentação, a higienização, nada passa despercebido. O cuidado com a qualidade do gado é outro item determinante.

“Aqui todo processo começa lá no curral. É um leite de um gado de qualidade, sadio para dar um leite bom. E depois do leite vem para casinha e a gente começa com o processo de quebra, dissoração, para fazer a maquiagem do queijo que é uma camada grossa para deixar ele ir amarelando, aí ele fica um queijo bom”, destacou Reinaldo.

A queijaria ocupa espaço especial na propriedade, que fica aos pés da Serra da Canastra. Os queijos são como parte da família, produzidos com atenção e delicadeza. Sobre o concurso, Reinaldo não tem outra palavra para descrever se não satisfação.

“Quando eu vi que fiquei entre os cinco eu já estava muito satisfeito, quando vi que eram três e depois dois, e depois fiquei em primeiro, nossa, eu fiquei satisfeito demais”, finalizou o produtor.

Fonte: G1

COMPATILHAR: